Governo de Todos inaugura Sala de Apoio à Amamentação

2684

Na manhã de quarta-feira, 02 de agosto, a Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou a 1ª sala de apoio a amamentação do município de Castanhal, a qual é cumprimento legal em consonância a portaria nº193, de 23 Fevereiro de 2010, a sala de Apoio a Amamentação, destinada para retirada e a estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho e de incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
Além do Prefeito Pedro Coelho Filho, o Secretário de Saúde, profissionais da Saúde e várias mães que estão amamentando presenciaram o momento de inauguração. A sala funcionará na Unidade Centro de Saúde, para apoio, incentivo e fortalecimento da prática de aleitamento materno até dois anos de idade.

Maria Otacila, que é mãe da pequena Isabela, de apenas 4 meses, acredita que a Sala de Apoio a Amamentação cumprirá um importante papel na Cidade Modelo. ‘’Apesar das pessoas pensarem que amamentação é algo simples, existe toda uma técnica e cuidados que precisamos tomar. Para mim foi algo muito complicado, acredito que por falta de informação. Tenho certeza que a partir de agora muitas mães terão o acompanhamento necessário para que possam amamentar da forma correta’’, disse.

Nayara Matias que é responsável técnica pelo Programa de Saúde da Criança, falou sobre o trabalho que será desenvolvido através da sala inaugurada. ‘’A sala de amamentação vem como uma proposta do Ministério da Saúde, pois o ato de amamentar é muito difícil, apesar de ser uma questão fisiológica e natural, mas o ato em si quando é vivenciado pelas mães se torna uma prática bem complexa, pois os seios acabam adquirindo fissuras, tem a questão da dor e até mesmo no que diz respeito ao psicológico da mulher, já que vem a interferência familiar. Então a esta sala que estamos inaugurando é exatamente para instruir as mulheres durante período de amamentação e tirar dúvidas com relação ao assunto’’, ressaltou, Nayara Matias.
Na oportunidade, profissionais da Saúde se pronunciaram agradecendo o apoio recebido por parte da atual gestão, que não tem medido esforços para investir e incentivar todos os projetos que trarão benefícios para o município de Castanhal.

O Secretário de Saúde, Silvan Silva, falou sobre a importância desta inovação para o município. ‘’Este ato parece ser muito simples, porém desde o início do ano quando assumimos o Governo, temos destacado a relevância de se investir na questão da saúde básica, pois desta forma teremos a redução de futuros problemas. Sabemos que o leite materno é primordial para o desenvolvimento da criança, ou seja, a partir do cumprimento correto desta fase, teremos crianças mais saudáveis o que consequentemente reduz os gastos na área da saúde, além de vários outros benefícios que esta sala trará’’, explicou o Secretário de Saúde, Silvan Silva.
O Prefeito Pedro Coelho Filho, disse que o Governo de Todos, desde o início, tem priorizado a Saúde, e a Sala inaugurada será fundamental para o reforço da Saúde básica. ‘’Já demos vários passos importantes no quesito Saúde, esse é mais um. A verdade é que Castanhal já deveria ter uma Sala de Apoio à Amamentação, local este que tem um grande significado. Continuaremos trabalhando para melhorar cada vez mais a saúde do nosso município”, finalizou o Prefeito Pedro Coelho Filho.

Por Nathalia Lann- Ascom.

Fotos: Ismael Aleixo – Ascom.