Agrovila de Macapazinho agora pode contar com um espaço de integração entre moradores e Prefeitura

1977

O prédio que antes funcionava o clube de Mães, e há anos estava abandonado, passou por reformas e adaptações e agora será o Centro de Convivência do Sistema Único de Assistência Social destinado aos povos quilombolas, integrando vários serviços da prefeitura em um só local.

A inauguração aconteceu na manhã de quarta-feira, 19/06, com a presença do Prefeito Pedro Coelho Filho, a Comunidade, secretários municipais e vereadores.

Paralelo a inauguração, foi realizado por meio das Secretarias integradas uma ação social, com os serviços de emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, óbito, divórcio, CPF, cartão SUS, orientações jurídicas, verificação de pressão arterial, teste rápido, vacinação, orientacao bucal, troca de lâmpadas, distribuição de mudas e entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR), corte de cabelo, limpeza de pele, design de sobrancelhas e outros.
Para a Secretária Municipal de assistência social, Carmen Quadros, os trabalhos estreitam as relações entre comunidade e Prefeitura. “O Centro de Convivência é um espaço de serviços que oferecemos aos idosos, crianças e jovens. Além dos serviços de assistência, aqui teremos palestras e oficinas desenvolvidas por diversas secretarias como Semics e Cultura”, afirmou.

O vereador Nivan Noronha ressalta que os serviços são de grande importância para a comunidade. “Só temos a agradecer ao executivo por esse espaço, que vai aproximar a população das políticas públicas e dos serviços ofertados. Isso vai evitar que muitos moradores se desloquem para o CRAS/Milagre, onde era ofertado esses trabalhos. Está de parabéns a Prefeitura e a comunidade de Macapazinho.

A reforma do prédio foi feita com recursos federais e recursos próprios da prefeitura, valorizando nossos servidores da Semob. O Prefeito Pedro Coelho Filho, lembrou que Castanhal tem avançado em todas as áreas e por está adiplente, tem garantido grandes obras para o Município. “Esse prédio estava abandonado e foi reformado e ampliado, passando a ser o primeiro Centro de Convivência do nosso município. Temos avançado muito com a assistência social, principalmente na zona rural com diversos trabalhos que a população tem direito, mas esse trabalho não chegava até às comunidades. Apesar das dificuldades estamos avançando e esperamos em breve voltar à Macapazinho e entregar o novo sistema de abastecimento de água para a comunidade”, finalizou o prefeito.
O evento realizado pela secretaria de Assistência Social (Semas), contou com a parceria com a Defensoria Pública, Polícia Civil, Emater, Sesma, Secult, Semada, Semel, instituto mix, Celpa e outros.

Fonte: Ascom-PMC.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom