Caminhada pelo centro da cidade celebra o mês do autismo

2760

Uma caminhada pela avenida Barão do Rio Branco, na manhã do último sábado (08), marcou o mês do autismo em Castanhal. A Cidade Modelo se orgulha em ser o único município da região metropolitana em ter um local que atende crianças e adolescentes com autismo.

O Centro de Atenção à Pessoa com Autismo (CEAPA) tem hoje 81 assistidos e é oferecido pela Secretária Municipal de Saúde. O Centro funciona como estratégias para o desenvolvimento dessas crianças, que muitas vezes podem confundir os adultos pela fisionomia física normal. “O autismo é um transtorno de desenvolvimento e apresenta características peculiares, como dificuldade na interação social. Isso acaba interferindo no desenvolvimento desses seres humanos”. Explicou o Terapeuta Ocupacional, Frank Brito.

Para acompanhar a pessoa com autismo, o CEAPA tem especialistas como Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeutas, Assistente Social e Psicólogos. Esses profissionais executam as atividades com as crianças onde é trabalhado a questão social, comportamento e linguagem, onde são as áreas que os autistas possuem dificuldades de se relacionar.

A expectativa da Secretaria de Municipal de Saúde é aumentar o espaço em Castanhal, pois o Centro recebe também crianças de outros municípios. “O CEAPA é um projeto piloto no Brasil, ele serve para que possamos valorizar e dar um tratamento adequado a essas crianças. Além de manter esse projeto vamos melhorar e ampliar o serviço para que possamos atender todas as crianças, inclusive aquelas que vêm de outras cidades”, disse o Secretário de Saúde, Silvan Silva.

Durante toda semana a Secretaria de Saúde realizou atividades nos CRAS voltadas para a pessoa com autismo. Castanhal é referência no Estado por conta desse trabalho de inclusão que é feito por uma equipe de profissionais e principalmente pelos pais dessas crianças, que foram reconhecidos pela Prefeitura. “Nosso governo vai ter uma atenção especial com essas crianças. Estamos caminhando certo e valorizando essas crianças que precisam de um carinho e atenção especial. Vamos aumentar o nosso espaço do Centro para receber as outras crianças que procuram atendimento dos nossos profissionais”, finalizou otimista o Prefeito de Castanhal, Pedro Coelho Filho.

Por Nathalia Lan – Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.