Campanha de aleitamento materno: mães e bebês recebem certificados

2350

Com o tema “Empoderar mães e pais é favorecer a amamentação hoje e para o futuro” foi realizada, na manhã desta quinta-feira, 8, no salão de eventos do Sesc Castanhal, a cerimônia de abertura em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

No evento está inserida a campanha nacional “Agosto Dourado”, que busca promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até dois anos ou mais. Um vídeo foi exibido mostrando testemunhos das mulheres que participaram da campanha.

Vinte e dois bebês até seis meses de idade, acompanhadas de suas respectivas mães, receberam certificados. E as equipes das Unidades de Saúde da Família Maria Teresa Godot, do Apeú, e João Marinaldo Viana, do bairro do Morrinho também receberam certificados pelas suas atuações nessa valiosa campanha de aleitamento materno.

Participaram da festa cidadã, que ensina que amamentar é saúde, afeto, carinho, prevenção cuidado e amor, o prefeito Pedro Coelho Filho, a secretária de Saúde, Carla Lima, Carmem Quadros, chefe de gabinete da Prefeitura, Camila Dantas, coordenadora de Atenção Primária e Júlia Picanço, gerente do Sesc.

“Amamentar é um ato de amor, a continuidade da vida, uma prova de que Deus não desiste da gente. Devemos cuidar bem de nossas crianças é a garantia de um futuro melhor”, afirmou o prefeito.

Já a secretária Carla Lima fez questão de citar o nome da enfermeira Nayara Matias, responsável pela coordenação da Saúde da Criança e do Adolescente, que comanda o programa de aleitamento materno. “Hoje é dia de agradecer a Nayara e a todos que fazem a saúde de Castanhal”, afirmou a secretaria.

”Amamentar não é fácil, é um ato desafiador que envolve uma mulher de forma geral, nos aspectos sociocultural, dos mitos e das verdades, questões fisiológicas como as dores no peito durante a amamentação, das interferências da família, etc. Driblar essa situações é o nosso desafio, oferecer ajuda prática e tudo o que for preciso”, disse Nayara Matias.

Fonte: ASCOM-PMC.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.