Canal do Ianetama recebe Limpeza e Ampliação

1732

A Prefeitura de Castanhal através da SEMOB está realizando a limpeza e ampliação do canal do Ianetama que despeja no igarapé salgado grande. O local já havia perdido sua funcionalidade, pois estava completamente tomado por entulhos e mato, o qual durante o período chuvoso transbordava ocasionando o alagamento das residências que ficam no entorno do mesmo.

O Secretário de Obras, Landry Adelino, falou sobre o trabalho realizado no local. ‘’Este serviço é bem complexo, porque na verdade estamos fazendo um trabalho de distanciamento do canal das residências mais próximas. O canal já estava completamente aterrado por entulhos, além de reabrir o canal estamos deixando em uma profundidade recomendável para que possamos evitar transbordamento’’, ressaltou.

O serviço compreende o trecho do canal que vai da Rua Anastácio Melo até Maria Gorete. Segundo moradores, todos os anos os problemas surgiam no local após o inverno.

Dona Maria de Jesus que mora próximo ao canal disse que o problema trazia sérios prejuízos a vários moradores, pois a água invadia as residências. ‘’Estamos muito felizes, pois este ano não teremos problemas de enchentes no próximo inverno. Finalmente surgiu um governo que está olhando pra situações críticas do nosso município. Nós agradecemos o Prefeito pelo ótimo trabalho que está realizando em Castanhal’’, enfatizou a moradora.
O Prefeito Pedro Coelho Filho, disse que esta ação é uma forma de trabalhar a prevenção de possíveis problemas ocasionados no período chuvoso. ‘’Mais um canal que estamos recuperando, e esse inclusive é um dos maiores. É um trabalho difícil, o valor do aluguel das máquinas que são usadas nesse trabalho são um pouco elevados, mas tudo isso está sendo feito com recurso próprio. Aguardamos que possam de fato chegar os recursos federais para que possamos fazer os investimentos de canalização necessário” finalizou o Prefeito de Castanhal.

Por Nathalia Lann-Ascom.
Fotos: Wanderely Souza -Ascom.