Castanhal 87 anos: prefeitura homenageia personalidades culturais do município

2222

O último evento da programação oficial que festejou os 87 anos de emancipação política de Castanhal, realizado na noite da última terça-feira(29), no auditório da Secretaria Municipal de Cultura homenageou 40 personalidades que, cada um à sua maneira, ajudou a engrandecer a cultura castanhalense.

Elas receberam a Comenda Cultural “Seu Duca”. Uma justa homenagem a Manoel Carneiro Pinto Filho que, em 1944 e com finalidade exclusiva de proporcionar lazer à população castanhalense, fundou o primeiro cinema, o Cine Argus. Espaço no qual ele dividia projeções cinematográficas com peças teatrais, shows musicais e até apresentações circenses.

O evento foi todo ele idealizado e organizado pela equipe da secretária de Cultura Elane Gadelha, onde houve muitos depoimentos e emoção por parte dos homenageados.

“Todos que nascemos e vivemos em Castanhal sabemos da importância que Seu Duca teve para a formação da identidade cultural de nossa cidade. Quem de nós não guarda, em nossas memórias, um pouquinho do Cine Argus”, comentou o Prefeito Pedro Coelho Filho, que esteve presente à cerimônia junto com a primeira dama, Rosângela Mota.

Dentre os homenageados, a professora Arlinda Marques, que escreveu o hino do Município de Castanhal, membros da família Oscar Reis e idealizadoras da Escola de Samba Unidos da Lira, o jornalista Moacir Guegueu, o Memorialista José Lopes Guimarães, membros da banda municipal 28 de Janeiro, fazedores e fomentadores da Cultura local.

Homenageados também os grandes mestres (in memoriam) Hélio Braga e Professor Roberto Marques.

Fonte:ASCOM
FOTOS:ASCOM.