Castanhal é o primeiro município do interior do Estado a sediar uma etapa dos Jogos Paraenses

3072

A abertura da Etapa Estadual dos Jogos Estudantis Paraenses, Categoria “B”, aconteceu quarta-feira (06), no Ginásio de Esportes Loyola Passarinho. O evento contou com a presença do Prefeito Pedro Coelho Filho, a Primeira Dama Rosângela Mota, o Secretário Adjunto de Educação, Prof. José Roberto Silva, a Coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer e Diretora Geral dos Jogos Estudantis, Ana Glória Guerreiro e o Presidente da Federação Paraense de Desporto Escolar, Prof. Gilson Pereira, o Diretor da 8ª URE, José Carlos Pinheiro, além de secretários municipais e vereadores.
Os JEPS, etapa estadual, pela primeira vez estão acontecendo em uma cidade do interior do Estado. Castanhal está recebendo 750 estudantes atletas entre 15 e 17 anos, de escolas públicas e privadas de 25 municípios, que irão competir nas modalidades de vôlei, basquete, handebol e futsal.

As equipes vencedoras serão classificadas para os Jogos Estudantis Nacionais, que acontecerá em Brasília, em novembro.
As equipes foram apresentadas e recebidas com muita empolgação pelo público presente. São os municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Augusto Correa, Barcarena, Belém, Breu Branco, Breves, Curralinho, Igarapé Açú, Igarapé Miri, Ipixuna do Pará, Jacundá, Mãe do Rio, Marabá, Maracanã, Mocajuba, Moju, Ponta de Pedras, Portel, Rondon do Pará, São Francisco do Pará, Salinópolis, Tailândia, Tucuruí e Vigia do Pará, além de Castanhal.
Os JEPS chega a sua 59ª edição com o objetivo de oportunizar aos alunos da rede púbica e privada de ensino, a chance de participar de eventos esportivos a nível nacional, podendo ter visibilidade e ascensão dentro do esporte de alto rendimento.

O Secretário Municipal de Esporte, Nailton Carvalho disse o quanto é importante para Castanhal sediar um evento tão importante como este. “Para Castanhal é um orgulho. E está sendo muito importante a sensibilidade do prefeito Pedro Coelho Filho em incentivar um evento como o JEPS”, disse o secretário.

Diretora Geral do JEPS, Ana Glória Guerreiro disse que sair do circuito da capital e vir para o interior é uma forma de expandir o alcance dos jogos para o Estado. Ela enfatizou o apoio que o Governo do Estado está recebendo da Prefeitura de Castanhal para a realização do evento. “O prefeito Pedro Coelho abraçou, com carinho, a realização dos JEPS em Castanhal”, afirmou Ana Glória Guerreiro.

A Administração Municipal tem incetivado e valorizado o esporte amador em Castanhal. Os Jogos Estudantis Paraenses são oportinidades para que o jovem mostre seu potencial e agregue valores culturais. “O Esporte, assim como a Cultura, é uma forma de darmos aos nossos jovens uma oportunidade de um futuro melhor. Estamos felizes em sediar os jogos em Castanhal e receber todos esses jovens que mostrarão seus talentos na área do esporte”, finalizou o Prefeito Pedro Coelho Filho.
Por Eliene Souza –Ascom.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.