Castanhal é premiada em brasília por práticas inovadoras em prol da igualdade racial e justiça social

1498

O município de Castanhal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS -, foi, mais uma vez, destaque nacional ao ser premiado durante o XI Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, realizado na última terça-feira, 19/06, em Brasília. A premiação foi concedida em virtude das práticas inovadoras desenvolvidas pelo governo municipal em prol da igualdade racial e da justiça social.

Por meio da Coordenação de Vigilância Socioassistencial da SEMAS, foi feito um trabalho de sensibilização objetivando a visibilidade da população negra, um debate que contribuiu para as alterações nos instrumentais existentes e elaborações de novos mecanismos de coleta de informações.

Como resultados, a iniciativa permitiu o aprimoramento dos serviços socioassistenciais, por meio de projetos, como o do Canal Futura – “Diz Aí Juventude” -, atividade que fez com que o projeto “Comunicação Jovem” do CRAS Jaderlândia tivesse uma projeção fundamental para o enfrentamento das violências que os jovens negros desse bairro enfrentam no seu cotidiano. Outro resultado primordial foi a contribuição para efetivação da Conferência Regional de Igualdade Racial em Castanhal-PA.

A mostra premiada põe Castanhal no rol de municípios brasileiros que se preocupam com a dignidade da população negra e as particularidades de sua situação, considerando o momento em que a ONU define esta como a década do afrodescendente (2015-2024). A SEMAS pretende, com iniciativas como essa, incentivar e fortalecer ações intersetoriais de combate à discriminação racial e de preconceito institucional no município.

Fonte: SEMAS/CASTANHAL