Castanhal ganha a Secretaria Municipal de Cultura

3688

Em um evento bastante prestigiado, realizado nesta quinta-feira (10), a Fundação Cultural de Castanhal passou a ser a Secretaria Municipal de Cultura, através da assinatura da Lei Complementar N° 02/2018, que criou também o Fundo e o Conselho Municipal de Cultura.

O evento contou com a presença do Prefeito Pedro Coelho Filho, do Deputado Federal, Arnaldo Jordy (PPS), dos vereadores Nivan Noronha, Márcio Costa e da Presidente Luciana Castanheira, além de secretários municipais E da Primeira Dama Rosângela Mota.

Músicos da Banda Municipal 28 de Janeiro e apresentação da Escola de Dança Soraia Botelho deram um toque especial à programação. Vários artistas castanhalenses também fizeram questão de estar presente neste momento histórico para a cultura castanhalense.

Elane Gadelha, Secretária Municipal de Cultura informou que com implantação do Sistema de Cultuta (Secretaria, Fundo e Conselho), a Cultura no Município passa a ter maior autonomia pela possibilidade da Captação de recursos, o que antes não era permitido já que a Fundação não era Unidade Gestora de recursos.

Possibilita também a estruturação de Políticas Públicas de Cultura a partir do Fomento, formação e instrumentalização do artista e valorização de sua produção cultural. O que se construiu enquanto Funcast será preservado para que não se perca esta memória.

“Não vamos perder a memória da FUNCAST. Vamos trabalhar com um grupo específico para o registro da memória cultural do município”, disse Elane Gadelha.

O Deputado Federal, Arnaldo Jordy (PPS) parabenizou o Governo Municipal pela decisão de implantar a Secretaria de Cultura no município e anunciou a liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil reais que serão destinados para adaptar o espaço da Casa da Cultura com mais acessibilidade as pessoa com deficiência

“Com esse ato, o Prefeito Pedro Coelho expressa o compromisso da Gestão Municipal com a cultura”, disse o Deputado.
O Prefeito Pedro Coelho Filho enfatizou a importância desse momento para a história de Castanhal.

“Meu pai, na época prefeito de Castanhal criou a Secretaria Municipal de Educação, à qual a Cultura era vinculada. E hoje, mais de 50 anos depois, também como prefeito, estamos criando a Secretaria Municipal de Cultura. É um momento histórico muito importante que o nosso governo está vivendo”, finalizou o prefeito.

Fonte: ASCOM=PMC.

Fotos: Wanderley Souza-Ascom.