Castanhal ganha viveiro para a produção de mudas que irão arborizar nossa cidade

2504

Uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente de Castanhal e o Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor Bio), do Governo do Estado, trouxe para nossa cidade um viveiro para a produção de mudas de essências florestais. As espécies a serem cultivadas ainda vão ser escolhidas.

“Esse trabalho será importante para revitalizarmos alguns espaços de nossa cidade, que serão selecionados pelo plano de arborização que está sendo feito na Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou o prefeito Pedro Coelho Filho.

Segundo a secretária Lúcia Porpino, quando estiverem prontas para serem replantadas as mudas serão utilizadas para arborizar não apenas locais como praças e escolas, mas também locais onde a natureza sofreu a agressão da ação do homem, como a mata ciliar do rio Apeú e o parque ambiental de Castanhal.

O canteiro começou a ser montada na manhã de quinta-feira, 29, numa área do próprio parque ambiental, onde funciona a Secretaria de Agricultura.

Uma equipe do Ideflor Bio sob o comando do engenheiro agrônomo Benito Calzavara cuidava da montagem metálica e na costura do sombrite, um tela feita especialmente para ser utilizada em viveiros de mudas.

No mesmo local onde está sendo montada a estrutura do viveiro já existe um trabalho, feito pela Secretaria de Agricultura, de produção de mudas florestais, jardinagem e frutíferas nativas, como o biribá, manga bacuri, sapotilha, jambeiro e jaca.

Fonte:Ascom-PMC.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.