Castanhal Iluminada: Governo de todos faz o maior investimento em iluminação pública dos últimos anos

2712

Logo que assumiu a atual gestão, em janeiro de 2017, a equipe do prefeito Pedro Coelho Filho constatou que pelo menos mais da metade da cidade vivia na mais completa escuridão. Coube ao secretário de Infraestrutura, Pedro Paulo Reis, a tarefa de, junto com sua equipe, recuperar a iluminação da cidade.

O secretário garante que, não fosse o fato de que todos os dias alguns pontos de iluminação pública apagam e precisam ser restabelecidos, quase 100% dos milhares de pontos de iluminação espalhados por todo o município deixaram nossa cidade mais viva, animada, com a população conversando defronte às suas casas, crianças brincando e muita gente praticando esporte nas praças.

“O que me deixa feliz é ver, quando passo numa praça, as pessoas se divertindo, praticando esportes, vivendo uma sensação de segurança. Hoje as praças de Castanhal voltaram a ser ponto de encontro da população. Não tenho dúvidas que, com o apoio do prefeito Pedro Coelho estamos fazendo um trabalho excelente”, comemora o Secretário de Infraestrutura e Engenheiro eletricista, Pedro Paulo Reis.

Ele lembra que, ao assumir a secretaria, passavam de 100 as ligações diárias feitas por irritados moradores sobre o constante “apagão” na iluminação pública urbana. Hoje elas ficam no máximo em cinco por dia. Na zona rural a situação era mais caótica, uma escuridão de décadas que atraia a insegurança.

Não só as principais ruas, mas nos bairros periféricos, o planejamento foi feito em três fases: primeiro a de recuperação, tirar a cidade da escuridão, a segunda a de modernização, com a troca das lâmpadas convencionais pelas de led.

“Agora estamos trabalhando na terceira fase, a da eficiência energética, que consiste em baixar o consumo de energia, evitar desperdício, dentro dos padrões aceitáveis para o município. Já estamos economizando cerca de 40% do total de energia que era consumida na iluminação pública das praças e 30% nos prédios púbicos”.

Os bairros Tókio e do Milagre, as praças do Estrela e do Cristo, as avenidas Barão do Rio Branco e Presidente Vargas (BR-316) são exemplos claros dessa revolução no que tange a iluminação pública em nossa cidade

Além disso, a Sinfra disponibiliza um canal de atendimento, o Disk Luz
(3721-1723) que resolve o problema em até 48 horas.
Fonte: ASCOM-PMC.