Castanhal realiza o 2° Encontro dos Agentes de Segurança Viária do Pará

2881

Na manhã de sábado, 2, aconteceu no auditório da 8 URE, o 2° Encontro dos Agentes de Segurança Viária do Pará, que este ano trouxe o tema “Segurança Viária é Segurança Pública”. O evento tem a finalidade de debater e refletir sobre assuntos relacionados à melhora da Segurança Viária no Pará a partir da fiscalização do trânsito.
O Encontro reuniu Agentes de 15 Cidades, sendo estas; Belém, Mojú, Abaetetuba, Marabá, Itupiranga, Parauapebas, Dom Eliseu, Canaã dos Carajás, Xingara, Igarapé Miri, Barcarena, Itaituba, Ipixuna, Tucuruí e Cametá.
Na oportunidade, estiveram presentes, José Guataçara Gabriel (Médico do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência), Expedito Brito ( Presidente da Associação dos Agentes de Trânsito de Castanhal), Walmero Jesus (Direitor Técnico e Operacional do Detran/PA.
O Agente de Trânsito, Luiz Eduardo, disse que eventos como este representa avanço para os municípios envolvidos. “Além de estarmos sempre em busca de capacitação precisamos de momentos como este, onde temos a oportunidade de contribuir com idéias que objetivam trazer armonia para o trânsito, e isso podemos fazer de várias formas, uma delas é trabalhar a conscientização de pedestres e condutores de veículos”, disse.
Ressaltando que os profissionais da Segurança Viária ganharam grande destaque a partir de 2014 com a aprovação da emenda constitucional de n° 82 que inseriu no artigo 144 o parágrafo 10, a delimitação do que compreende a Segurança Viária, de quem é a competência legal. “Na ocasião buscamos meios para o fortalecimento das mudanças políticas de trânsito, pois estamos na década mundial pela redução de acidentes de trânsito, onde infelizmente o Pará está em 3° lugar no ranque de violência no trânsito. Nós como profissionais da área temos a grande missão de lutar pela mudança dessa triste realidade. Nesta oportunidade buscaremos unir nossas forças com o Governo municipal e Estadual para tentar reverter essa estatística, levando importantes informações a sociedade de modo geral”, afirmou o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Pará, Élison Oliveira.

O Secretário da SEMUTRAN, Cornel Elder Ribeiro, disse que o Governo de Todos tem o intuito de apoiar todas Ações que tenham a finalidade capacitar cada vez mais os Agentes do município. “Já conseguimos dar importantes passos no que diz respeito o aprimoramento e participação dos nossos Agentes, e este encontro vem pra ajudar melhorar ainda mais o trabalho destes profissionais, onde temos a chance de discutir de forma unificada problemas e soluções que possam contribuir nas atividades da SEMUTRAN”, ressaltou, o Secretário de Trânsito e Transporte de Castanhal.

Por Nathalia Lan –Ascom.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.