Castanhal recebe exposição do fotógrafo Francês Philippe Gras

1671

Na última quarta-feira, 3 de outubro, aconteceu o vernissage da Exposição fotográfica “Au Coeur de Mai 68”, do francês Philippe Gras.

O evento foi realizado na Galeria de Artes do Sesc Castanhal, contou com a presença do Prefeito Pedro Coelho Filho e da Primeira Dama Rosângela Mota, além de Maiwenn Le Neddelec – Diretora da Aliança Francesa de Belém, e reuniu inúmeros interessados no tema.

Trata-se do registro fotográfico realizado por Philippe Gras durante as manifestações populares que aconteceram em Paris, em Maio de 1968 e marcaram definitivamente a história do mundo civilizado.

O fotógrafo faleceu em 2007, mas o seu legado de imagens valiosas de acontecimentos importantes do nosso tempo estão disponíveis para apreciação dos castanhalenses. “Essa exposição já percorreu 39 países e Castanhal é a septuagésima primeira cidade à recebê-la”, informou Elane Gadelha – Secretária de Cultura de Castanhal.

A exposição segue até o dia 31 de outubro, e oferece a oportunidade para que todos se aproximem dos acontecimentos daquela Primavera de 1968, através das imagens marcantes de Philippe Gras e do documentário que acompanha a Exposição “Uma estranha Primavera” do historiador e cineasta francês Dominique Beaux, que será exibido entre os dias 15 e 17 de outubro, no Cine Sesc Castanhal.

A ação contou com apoio do Serviço Social do Comércio, da Expresso Digital e da Escola de Artes São Lucas, além da parceria com o Ateliê Paulo Azevedo e L’Istitut Français. Tem curadoria de Luiz Fernando Carvalho – Coordenador de Patrimônio e Memória Cultural da Secult.

A realização é da Prefeitura Municipal de Castanhal – Secretaria Municipal de Cultura e Aliança Francesa de Belém.

Serviço
Exposição: AU COEUR DE MAI 68 – Fotografias de PHILIPPE GRAS
Período: 03 a 31 de Outubro
Local: Galeria de Artes do Sesc Castanhal
Horário: 09h às 21h

Exibição do documentário “Uma estranha Primavera de Dominique Beaux”
Período: 15 a 17 de Outubro
Local: Cine Sesc Castanhal
Hora: 15h

* Visitas com monitoria precisam de agendamento prévio:
Fone: 3721-7309 (Casa de Cultura – Sede da Secretaria Municipal de Cultura)

Fonte:SECULT