Castanhal recebe projeto capacitação do TCM-PA para gestores públicos da região

1974

O Município de Castanhal sediou na manhã de terça-feira, 6 , o evento que trata sobre o projeto CAPACITação, realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM), por meio da Escola de Contas Públicas, e atenderá 16 cidades da mesorregião do Guamá. A iniciativa, que começou no início de maio, oferece palestras e cursos gratuitos para Prefeitos, Presidentes de Câmaras e Servidores Municipais para melhoria da gestão pública.

Na Região Guamá, o CAPACITação ocorre entre os dias 06 e 08 de junho. As atividades em Castanhal estão divididas em três dias e terão 09 ações. O primeiro dia, 06 de junho, iniciou com a abertura do evento com a presença Prefeito Pedro Coelho Filho e dos conselheiros do TCM-PA, Prefeitos e funcionários públicos de outras cidades, além de Secretários Municipais de Castanhal. Os dias 07 e 08 de junho são dedicados a cursos divididos em temáticas relacionadas à gestão de fundos municipais, controle interno, prestação de contas e outros assuntos.

A Diretora Executiva da Escola de Contas, Rozangela Quadros, explica que os temas abordados têm como finalidade sanar as principais falhas detectadas nas prestações de contas, com foco especial ao Sistema de Processo Eletrônico, conhecido como SPE, e ao Mural de licitações. ‘’Vivemos em um momento onde a sociedade clama pelo estabelecimento de compromisso e transparência da gestão pública. Castanhal assim como outros municípios que aqui estão representados demonstram a preocupação em ser coerente nas prestações de contas e na responsabilidade com relação a aplicação dos recursos, nosso objetivo é contribuir cada vez para que tenhamos administrações compromissadas com a publicidade’’, explicou a Diretora Executiva da Escola de Contas, Rozangela Quadros.

O Secretário de Finanças de Castanhal, Karlan Caldeira, afirma que a CAPACITtação reforça a ideia da atual gestão, que é priorizar a responsabilidade e transparência. “’Esse evento vem somar com todo esforço que já estamos fazendo, no sentido de acertar nos atos administrativos e fazer a coisa da forma correta. Esse é o nosso compromisso, deixar a sociedade sempre ciente dos passos que estamos dando’’, ressaltou o Secretário de Finanças, Karlan Caldeira.
O curso de capacitação do TCM deve percorrer outras regiões do Estado. “Estamos sempre em busca do melhor para o desenvolvimento das atividades administrativas, principalmente com relação ao compromisso que estamos estabelecendo neste momento. Deste modo trabalharemos juntamente com os municípios em prol do melhor acesso a transparência das Gestões Públicas’’, disse o Presidente do TCM-PA, Daniel Lavareda.

O Prefeito Pedro Coelho Filho, ressaltou que a capacitação é mais uma demonstração do compromisso que sua administração tem com a população castanhalense, em sempre trabalhar com seriedade e transparência. “Nesse momento estamos tendo a oportunidade de obter importantes informações, as quais muito nos ajudará nessa caminhada que estamos percorrendo. Nosso intuído é sempre prestar conta com a sociedade, esse foi um dos lemas da nossa campanha e agora estamos colocando em prática’’, concluiu o Prefeito de Castanhal.
Por Nathalia Lann –Ascom

Fotos: Wanderley Souza- Ascom.