Castanhal vai fazer parte de um consórcio de municípios para destinar lixo urbano

2319

Na manhã de sexta-feira (31), o Prefeito Pedro Coelho Filho participou da reunião realizada pela SEMMA que aconteceu no auditório do SESI. O encontro foi para tratar do “nivelamento do consorciamento de disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos urbanos”.

Estiveram presente no evento representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ministério Público, Secretários Municipais e Prefeitos dos municípios de Santa Maria e Inhangapi, vereadores da Câmara de Castanhal, dentre outras autoridades. Na oportunidade trataram sobre a parceria que envolve: Castanhal, Santa Izabel, Inhangapi, Santa Maria e São Francisco, os quais buscarão critérios técnicos, socioeconômico e políticos para a seleção apropriada de aterros sanitários.

A Secretária de Meio Ambiente, Lúcia Porpino, falou que a SEMMA tem trabalhado para que Castanhal esteja sempre dentro dos padrões das exigências legais. “Essa é mais uma conquista para nossa cidade. Estamos sempre em buscas de meios para solucionar problemas no que diz respeito ao meio ambiente, pois precisamos cuidar desse bem tão precioso para a vida”, afirmou a Secretária.

O Coordenador de Políticas e Planos de Saneamento Básico da SEDOP, Francisco Pacheco, falou sobre a importância dos Consórcios Públicos para o desenvolvimento regional. “Além de estar fazendo um bem para o meio ambiente, esse projeto trás várias vantagens para os municípios como a redução dos custos operacionais, prioridade na captação de recursos federal e estadual e outros benefícios.

O Prefeito Pedro Coelho Filho ressaltou a importância da inserção de Castanhal nesse consórcio. “Sabemos que a destinação inapropriada do lixo é uma problemática em todo o país, porém queremos nos prevenir de problemas futuros e por isso estamos interessados em fazer parte do grupo de municípios que realizará essa parceria, onde irá trazer esse trabalho com resíduos sólidos”, finalizou o Prefeito de Castanhal.

Por Nathalia Lan – Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.