Comitiva de castanhal visita a SAF´S e cooperativa em Tomé-Açu

2524

Uma comitiva de Castanhal composta pelo secretário de Agricultura Francisco Carlos, o coordenador Ernesto Pires, o Vereador Chico Branco e produtores rurais da Agrovila Nazaré, visitou os Sistemas Agroflorestais Produtivos e a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu.

A visita ocorreu na propriedade do Sr. Michinori Konagano produtor rural com mais de 40 anos de experiência com agricultura e Sistemas Agroflorestais que repassou várias técnicas de plantios, manejo e tratos culturais aprendido ao longo desses anos.
O objetivo da viagem foi conhecer a formatação de Sistemas Agroflorestais produtivos que maximizem o uso do solo, que possua viabilidade financeira e considere a legislação ambiental com respeito a natureza.

Após a visita nas áreas de produção de cacau, cupuaçu e pimenta do reino, a comitiva foi conhecer a estrutura da Cooperativa Mista de Tomé-Açu, fundada em 1949 por agricultores japoneses (CAMTA) que atualmente possui 131 cooperados.

Os Sistemas Agroflorestais são uma excelente alternativa para produção agrícola na agricultura familiar. Iremos incentivar e fomentar esses sistemas que valorizam o meio ambiente, gera empregos e possibilita novas oportunidades de negócios para nossos produtores rurais, afirma o Secretário de Agricultura Francisco Carlos.

Fonte: ASCOM-PMC.