Conselho Municipal de Saúde empossa seus novos representantes

3502

Em cerimônia realizada na tarde da última quinta-feira, 11, no auditória da Semas, foram empossados os 20 conselheiros, e seus respectivos suplentes, do Conselho Municipal de Saúde de Castanhal, para o biênio 20129/2021.

O evento contou com a participação do prefeito Pedro Coelho Filho e da secretária de Saúde, Carla Lima. “A demanda aumentou e os recursos diminuíram. Hoje atendemos usuários do SUS de pelo menos 40 municípios vizinhos, e também de pessoas que, por causa dessas mesmas dificuldades, deixaram de pagar seis planos privados de saúde. E o Conselho de Saúde é nosso parceiro para enfrentar esses tempos difíceis”, afirmou o prefeito.

“Hoje é dia de festa e também de trabalhar em prol de um SUS que todos nós queremos. Trabalhar com respeito e responsabilidade em busca de soluções”, afirmou Carla Lima, secretária de Saúde. Atna Monteiro, das Semas, Elenice Silva, do 3º Centro Regional de Saúde, também participaram da posse dos novos conselheiros.

Metade dos conselheiros e seus suplentes é formada por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das entidades pelas quais foram eleitos no último dia 12 de abril, durante a realização da Conferência Municipal de Saúde. Prestadores de serviço e a gestão municipal ocupam 25% das vagas. E outros 25% das vagas são completadas por trabalhadores ligados à saúde pública.

Logo depois da cerimônia de posse, foi realizada a eleição para a nova mesa diretora do conselho. Luiz Fernandez Pereira foi reconduzido de forma unânime ao cargo de presidente. Seu vice será o enfermeiro Averlaque Gomes.
Fonte: Ascom-PMC.
Fotos: Ascom-PMC.