CONSULTA PÚBLICA DEU INÍCIO AO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO NOSSO PARQUE NATURAL MUNICIPAL

1832

Uma consulta pública realizada na manhã de quarta-feira, 28, na Câmara Municipal, marcou o início de um processo cujo desfecho promete resgatar uma significativa parte da história de Castanhal, que é a efetivação da nossa unidade de conservação de proteção integral numa área de mais de 15 hectares conhecida por Horto Florestal. E na qual, depois de cumpridos todos os trâmites legais, se transformará no nosso Parque Natural Municipal.

Todo o trabalho de criação do parque ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “A apresentação dos estudos técnicos sobre a criação do parque foi realizado pelo diretor de gestão ambiental do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio), Crisomar Lobato. Por isso só temos a agradecer essa parceria para a realização da consulta pública e a criação do Parque Natural Municipal”, disse Lúcia Porpino.

Com a participação do Prefeito Pedro Coelho Filho, secretários municipais, vereadores, Ministério Público e representantes de órgãos ambientais estadual e federal, como o IDEFLOR-Bio e o IBAMA, e de membros da sociedade civil organizada, a reunião de consulta de criação do parque terá como mérito maior transformar em área útil um lugar que hoje está ociosa e onde está fincada boa parte dos oito por cento (8%) de mata natural ainda preservada do município.

Nascido em Castanhal, o procurador autárquico e fundacional do IDEFLOR-Bio, Benilson Costa, disse que conhece bem o horto florestal. “Sei que lá existe um grande problema social que precisa ser sanado. Mas sei também da importância de se criar o parque”, afirmou Benilson.

A Promotora de Meio Ambiente Maria de Lourdes Brasil confirmou o que o procurador do IDEFLOR-Bio dissera: “O lugar está há anos abandonado, e esse encontro de hoje, com o apoio da atual administração municipal, está sendo o grande passo, o compromisso com o povo de Castanhal”, disse a promotora.

O Prefeito Pedro Coelho Filho garantiu que o Município fará o que for necessário para manter as áreas de mata na cidade. “Sabemos da importância em preservar as áreas verdes que ainda existem em Castanhal. O Parque Natural Municipal é um sonho dos moradores que poderão utilizar de várias formas como turismo e estudos. Vamos dar total apoio para a criação do Parque”, finalizou o Prefeito.