Educadores de Castanhal participam da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa

2278

Cerca de 600 professores e gestores da Rede Municipal de Educação participaram, na última segunda-feira (09), da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2018.

O Prefeito Pedro Coelho Filho e o Secretário Municipal de Educação, Prof. Adriano Silva participaram da abertura do evento, realizado na escola Madre Maria Viganó.

O PNAIC, de acordo com o documento orientador do MEC – Ministério da Educação, é o compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal , Distrito Federal, dos Estados e Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do PNE – Plano Nacional de Educação, que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

A formação continuada atenderá professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano, Educação Infantil e Articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação.

O Secretário de Educação, Prof. Adriano Silva reafirmou o compromisso do Governo Municipal em garantir os direitos das crianças à alfabetização na idade certa, e o PNAIC é uma forma de consolidar o trabalho desenvolvido nas escolas de Educação Infantil.
“Estamos construindo nossa identidade de alfabetização e o aprendizado da criança é um direito que deve mobilizar a todos, do secretário, a direção da escola, especialistas, professores, ao porteiro, à servente”, ressaltou o secretário.

O Prefeito Pedro Coelho Filho falou da importância de um evento que conta com a participação de tantos formadores de opinião, como os professores e gestores, responsáveis pela educação das crianças da Rede Municipal.
“A alfabetização é a base, o alicerce da Educação, então um evento como este é de suma importância para a formação dos profissionais que fazem a Educação castanhalense”, finalizou o Prefeito.

Fonte:ASCOM-PMC.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.