Equipamentos Sofisticados colocam castanhal no topo das análises clínicas

1936

Em 2016, o laboratório municipal de análises clinicas de Castanhal realizou cerca de 200 mil exames clínicos. Ano passado, no primeiro ano da atual gestão do prefeito Pedro Coelho Filho, esse número quase que dobrou: foram realizados mais de 370 mil.

Agora, com a entrega de um pacote moderno e sofisticado de equipamentos de última geração como analisadores imunológico e hematológico e centrífugas feita na manhã desta segunda-feira, 12, pelo deputado federal Hélio Leite, o laboratório municipal de Castanhal vai não só ampliar cada vez mais esse atendimento, como também irá trazer mais qualidade e menor tempo de entrega dos exames nele realizados pela equipe da bioquímica Alanna Matos.

O avanço é tão significativo que, depois de serem instalados, o laboratório vai dispor de uma estrutura que não existe hoje na rede privada de saúde de Castanhal e região. Melhor ainda: com esses novos equipamentos, a Secretaria de Saúde deixará de gastar recursos terceirizando alguns tipos de exames. Uma economia benvinda em tempos difíceis como os atuais.

Além disso, o tempo de entrega dos exames vão diminuir de 10 para apenas três dias. E os que residem na zona rural podem vir todos os dias úteis da semana fazer seus exames. Até então isso acontecia apenas em um dia da semana.
O Secretário de Saúde, Silvan Silva, disse que outra novidade será a implantação de um sistema que disponibilizará os resultados dos exames pela internet. Elogiando o desempenho da equipe que trabalha no laboratório, ele disse que Castanhal já possui cinco postos de coletas de material para exame, incluindo os da Jaderlândia e do distrito do Apeú. “Decisões simples, mas de grande valia para a população. E com esse apoio do deputado Hélio Leite, melhor ainda”, afirmou o Secretário.

A entrega dos equipamentos contou com a participação de vários secretários municipais e também de vereadores. O Deputado Federal Hélio Leite, ressaltou que a saúde de Castanhal tem avançado com a seriedade da atual administração. “Fico feliz ao ver o Prefeito e o Secretário com esse comprometimento transparente numa área tão delicada como é a saúde”, disse.

O esforço dos profissionais que atuam na área da saúde, consequentemente a melhora no atendimento médico, foi reconhecido pelo Prefeito. “Agradeço a Deus ter-me dado a sabedoria de poder escolher um secretariado competente, e poder receber essa ajuda importante de uma pessoa como o deputado Hélio Leite. Tenho certeza que os equipamentos darão mais agilidade na entrega dos exames”, afirmou o prefeito Pedro Coelho Filho.

Fonte: ASCOM-PMC

Fotos: Wanderley Souza-Ascom.