Equipe da USF Charllet é exemplo de como cuidar bem da saúde do povo

2080

“O grande segredo é gostar do que se faz, e para nós é um prazer imenso trabalhar aqui”, afirma a enfermeira Cleidiane Freire que, junto com uma equipe formada por médicos, nutricionistas, farmacêuticas, odontólogos, enfermeiros, assistente social, psicólogos e também o pessoal de apoio trabalham na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Luiz Charllet Pereira, no bairro Nova Olinda.

A unidade é uma das 13 do sistema municipal de saúde de Castanhal que receberam o conceito “Ótimo” em estudo feito pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1.265 Unidades Básicas de Saúde de 130 municípios paraenses.

Esse estudo minucioso faz parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde.

Mãe de Raiane e Rafaela, que são mães dos bebês Valentina e Pérola, de três e quatro meses, a dona de casa Carmen Amaral não poupa elogios às equipes que se revezam no “Charllet” nos dois turnos que iniciam às 7h e vão até 17h. “Todos aqui são legais, trabalham alegres”, disse a vovó Carmen.

Cleidiane disse que são cerca de 300 atendimentos diários. E que muitos dos atendidos vêm de cidades vizinhas. Do curativo à consulta com assistente social, aquela unidade médica de Castanhal é mais um exemplo da administração do Governo de Todos em prol do bem estar de todos.

Fonte: ASCOM-PMC.
Fotos: ASCOM-PMC.