Escola Municipal Manoel Pastana Comemora 34 anos de fundação

2450

Com um enorme bolo de aniversário decorativo, a escola da E.M.E.F. Manoel Pastana comemorou 34 anos de fundação, no último sábado, 15. O aniversário contou com a presença do Prefeito Pedro Coelho Filho, do Vereador Márcio Costa; a Coordenadora de Ensino da SEMED, Florzinha Teixeira; o Subprefeito do Jaderlândia, Heraldo Caxiado; a Coordenadora de Educação Especial, Rafaella Fonseca e a Coordenadora da Escola de Música Mestre Odilon, Stela Miranda.

O aniversário contou com a apresentação dos músicos da Escola de Música Mestre Odilon; com serviços de saúde, recreação e Bibliosesc prestados pelo SESC Castanhal; atendimento de beleza e outras atividades.
Na oportunidade, a Sala de Leitura e Sala dos Professores receberam o nome das docentes Marlene Ferreira e Santana e Maria de Nazaré de Silva Cavalcante, uma homenagem feita pelas gestoras pelos anos de trabalho e dedicação das funcionárias.

A gestora da escola, Jarliene Adeodata destacou o avanço da escola no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que alcançou a médio 5,0, meta estabelecida para 2021, se tornando uma referência na Educação Municipal.

“O nosso desejo é que, enquanto instituição de ensino, continuemos produzindo os frutos necessários para o crescimento e desenvolvimento do nosso alunado e que estes cultivem valores de solidariedade e respeito”, enfatizou a gestora.

O Prefeito Pedro Coelho Filho contou um pouco da história de Manoel Pastana, o artista que deu nome à escola, e disse, também, que ficou muito feliz com a nota alcançada pela instituição no IDEB.

“As crianças são o futuro, então, devemos ter uma preocupação especial com a construção desse futuro, que passa pela educação. E alcançar uma boa média no IDEB é essencial, e nos deixa felizes, pois sabemos que a escola está fazendo e muito bem, o seu trabalho que é educar as nossas crianças”, finalizou o prefeito.

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL DE OLIVEIRA PASTANA
Atualmente com 130 alunos, a escola foi fundada em 15 de setembro de 1984 e o nome Manoel de Oliveira Pastana, homenageia um professor e artista nascido na vila de Apeú, em 1888.

Manoel Pastana, viveu por muitos anos no Rio de Janeiro, onde desenvolveu uma intensa atividade artística e faleceu aos 95 anos.

Por Eliene Souza – ASCOM SEMED

Fotos: SEMED