Estão abertas as inscrições para o Seminário da Juventude de Castanhal

1817

Estimular reflexões sobre o protagonismo jovem e seu engajamento político na sociedade. Colocar em discussão questões que influenciam no presente, no futuro e no acesso aos direitos da Juventude. Essa é a proposta do Seminário da Juventude, que vai acontecer nos dias 23 e 24 de agosto de 2018.

O evento, promovido pela Prefeitura de Castanhal, por meio da Coordenadoria de Juventude da Secretaria Municipal de Educação, traz um grupo de especialistas para esse diálogo. Entre os assuntos que vão ser abordados estão a violência contra a juventude negra, a atual política carcerária e sobre drogas, questões relacionadas a sexualidade e gênero e o Estatuto da Juventude, que este mês completou 5 anos de existência, além da criação do Conselho Municipal de Juventude.

Em uma das palestras, o evento contará com a presença do Juiz Luís Carlos Valois, conhecido como importante defensor dos direitos humanos no Brasil, que atuou nas negociações de libertação de presos de um dos episódios mais sangrentos da história das rebeliões do País, a rebelião do complexo penitenciário Anísio Jobim, em Manaus.

O Seminário da Juventude de Castanhal é aberto ao público e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos site: www.educast.pro.br

Programação:
Dia 23/08/2018
19:00 – Abertura com capoeira, dança e música: Mayara e Marilia Sena
20:00 – Roda de conversa: “A Juventude tem Vez e Voz”
Lucas Higor – Licenciado em Geografia (UEPA)
Madson Quaresma – Mestre em Geografia (UFF), professor titular da UEPA.
Local: Escola Municipal José João de Mello. End. Alameda José Nonato S/N, Saudade I.

Dia 24/08/2018
8:00 – Credenciamento
8:30 – 1ª Mesa de Debate: “Redução dos Homicídios da Juventude Negra e Pobre, Combate ao Encarceramento e uma Nova Política de Drogas”
Luís Carlos Valois – Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais do Amazonas, Mestre e Doutor em Criminologia e Direito Penal pela USP.
9:30 – Debate
10:00 – 2ª Mesa de Debate: “O Extermínio da Juventude Negra”
Aiala Colares – Professor da UEPA, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA) e Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental (UFPA).
11:00 – Debate
Almoço
14:00 – 3ª Mesa de Debate: “Estatuto da Juventude e o Conselho Municipal de Juventude”
Raimundo Rodrigues da Silva – Militante dos movimentos de juventude do Estado do Pará, Coordenador e Gestor dos programas Pro Paz Juventude, Conselheiro Estadual de Juventude, Membro do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude (FORJUVE).
15:00 – Debate
16:00 – 4ª Mesa de Debate: “Juventude, Diversidade e Sexualidade”
Lilian Sales – Professora da UFPA, feminista do grupo ZO’E, Conselheira da Condição Feminina de Castanhal, doutora em ciências sociais e mestre em antropologia social pela UFPA.
Geyse Dias – Graduada em Comunicação Social, Graduação em História, Militante Feminista e membro do ‘Olívia’, grupo LGBT.
18:00 – Programação Cultural.

SERVIÇO:
O que? Seminário da Juventude de Castanhal
Quando? 23 e 24 de agosto
Onde? 23/08 – Escola Mun. José João de Mello, Alameda José Nonato S/N, Saudade I.
24/08 – Auditório do IFPA- Castanhal

Inscrições: www.educast.pro.br

Mais informações:
Magna Abrantes, coordenadora de Juventude da SEMED
Email: juventude.semed@castanhal.pa.gov.br
Celular: 98327.4593.

Fonte: SEMED