Exposição Feira Agropecuária de Castanhal abre homenageando o Fundador do Evento

3630

Centenas de pessoas participaram, na noite do último domingo, da abertura oficial da 50 Exposição Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac). Cujo ponto alto foi a inauguração do busto do ex-prefeito de Castanhal Pedro Coelho da Mota, fundador de uma ideia que inicialmente tinha como principal objetivo alavancar a ainda tímida pecuária existente no município que governava. E que hoje se tornou no espaço considerado o maior evento do agronegócio paraense. A inauguração contou com a presença de Creuza da Mota, esposa do ex prefeito, e de seus filhos e netos.

Ao reviver a história da feira agropecuária, coube a Eduardo Kataoka, sócio fundador do Sindicato, relembrar alguns feitos de Pedro Coelho da Mota. “Um homem que acreditava em Castanhal, e que trouxe para cá o Banco do Brasil, para financiar nossos produtores rurais, criou a Companhia Têxtil, o primeiro frigorífico e matadouro. Pedro Coelho da Mota foi o visionário e o grande incentivador do progresso de nosso município”, afirmou Kataoka.

Tomado pela emoção, o filho do homenageado, o atual prefeito de Castanhal, Pedro Coelho Filho completou falando que foi seu pai que “trouxe para Castanhal energia elétrica 24 horas, telefonia interurbana, a Escola Agrícola, a Secretaria de Educação, construindo 30 escolas na zona rural e os Códigos de Postura e Tributário de Castanhal”, disse emocionado o Prefeito.

O presidente do Sindicato |Rural de Castanhal, Francisco Gomes, o Ica, encerrou a cerimônia ressaltando a realidade vivida hoje pela 50ª Expofac, que tem sido palco de incentivo à produção no campo, tanto no âmbito empresarial quanto familiar. “Teremos uma semana de eventos voltados a essas pessoas”, anunciou Ica.
#GovernodeTodos

Fonte: ASCOM-PMC.
FOTOS:ASCOM-PMC.