Fórum Municipal de Cultura abre caminho para o resgate da história de Castanhal

2151

Nos dias 16 e 17 de maio está sendo realizado na Casa da Cultura da SECULT, o Fórum Municipal de Cultura – Construção Participativa da Cultura: Memória, Patrimônio, Políticas Públicas e Diversidades Culturais e faz parte do processo de reestruturação e formalização da Secretaria de Cultura de Castanhal.
O evento iniciou com a apresentação musical de Mari Carvalho (ex-participante do The Voice Kids) acompanhada pelo maestro Beto Ferreira da Banda 28 de Janeiro.

O Fórum nasce com o objetivo de marcar um novo tempo, um despertar para a cultura do município para que a sociedade de Castanhal possa, enfim, debater uma construção participativa com os segmentos artísticos da cidade. O fórum pretende também sensibilizar e envolver a iniciativa privada e os poderes legislativo e executivo na captação de recursos para fomentar e preservar o patrimônio e memória cultural da cidade.

“Ainda temos muito a conquistar, pensar num processo coletivo para podermos avançar. Castanhal tem sua identidade própria que muitos não conseguem ver. Nosso passado não se resume a prédios públicos. Vivemos hoje um momento ímpar na história cultural do nosso povo”, afirmou Elane Gadelha, titular da Secult.

A secretária de Cultura do Estado Ursula Vidal marcou presença no Fórum ministrando uma palestra abordando o tema Gestão na Cultura do Pará e, em seguida, participou da mesa redonda sobre memória e patrimônio cultural, finalizando com o lançamento do livro Verde Cor de Sague do escritor Clei Souza.

“Esse é um evento gratificante pelo que ele representa para nossa vida cultural. Que ele nasça para fazer história. A cultura é o tempero da vida e Castanhal tem sua história para ser contada”, afirmou o prefeito Pedro Coelho Filho.
Como apoiadores contamos com a participação da Universidade Federal do Pará, Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia ; Secretaria de Estado de Cultura e Ichiban Som e Iluminação.

Fonte:Ascom-PMC.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.