Gestores e funcionários públicos ganham capacitação em finanças

1938

Foi realizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), ligada ao Ministério da Fazenda, o curso de formação para otimizar a gestão e contabilidade dos recursos públicos pelos municípios. Esse curso faz parte do Programa de Formação em Finanças Públicas e Educação.
No Pará, as atividades contam também com o apoio da Famep e do Banco Central do Brasil.

Trata-se de um curso dedicado à capacitação de gestores e funcionários públicos que tem como foco: A importância do uso da informação de custos no setor público e social para municípios; Convênio/SICONV; Contratos de repasse e prestação de contas; Sistema Público de Escrituração digital SPED; Educação Fiscal Cidadania e Desenvolvimento Socioeconômico; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Convergência e PIPCP e SICONF.

A Prefeitura de Castanhal esteve representada pelo Secretário de Finanças, Karlan Caldeira. Os temas do curso foram tratados pelos palestrantes Miguel Antônio Fernandes Chaves (Coordenador-Geral de Auditoria e Contencioso da Secretaria de Previdência – SPREV), Diogo Duarte Barbosa (Escritor/Professor), Edélcio de Oliveira (Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional – STN), Aldenir Braga Christo (Chefe da Divisão de Tributação da Superintendência da Receita Federal do Brasil na 2ª região fiscal), Gabriel Peixoto Oliveira (Coordenador Estadual da rede SICONV/Pará), Francisco de Assis Carvalho Porto Filho (Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil – DRF/Belém) e Altair de Fátima Capela Sampaio (Diretora regional do CENTRESAF/Pará).
O curso teve início no dia 22 e encerrou no dia 23 de agosto, com uma palestra do Diretor Executivo da Federação das Associações de Municípios do Pará.
Fonte: ASCOM-PMC.
FOTOS: FAMEP