Ginásios Poliesportivos são espaços de integração da comunidade Castanhalense

1615

Milhares de pessoas, entre alunos das redes municipal e estadual de ensino, jovens dos projetos sociais da Secretaria de Assistência Social, atletas amadores de várias modalidades esportivas dos bairros e zona rural e seleções castanhalenses de futsal, handebol, vôlei e basquete utilizam diariamente as dependências dos 26 ginásios poliesportivos da Prefeitura de Castanhal.

Sob a coordenação da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) esses espaços também são cedidos para eventos sociais, como batizados comunitários e vigílias religiosas. “A integração social é o mais importante nessas atividades”, afirma Juracy dos Anjos, o Jurinha, há 19 meses comandando a Semel.

Dez dos 26 ginásios foram reformados pela atual administração. Treze ficam na zona urbana, seis na zona rural e sete localizados dentro de escolas públicas municipais, e que estão sob a jurisdição da Semel. Jurinha ressalta o trabalho de manutenção desses espaços esportivos, para suportar uma atividade que inicia às 8h da manhã e encerra às 22h.

“Das 18h às 22H fazemos um trabalho importante, que é atender as comunidades na prática esportiva do vôlei, basquete, handebol e futsal. Tem também o projeto Polo Esportivo, da Unidade Regional de Educação (URE), comandado pelos professores de educação física das escolas estaduais.

No ginásio Loyola Passarinho, a Semel patrocina os campeonatos de MMA, jiu-jitsu e capoeira, e também treinam as seleções castanhalenses de várias categorias esportivas.
Fonte: ASCOM-PMC.
Fotos: ASCOM-PMC.