Governo de todos assina pacto pelo desenvolvimento sustentável e regularização ambiental do município de Castanhal

1730

Na tarde de quinta-feira, 18 de Agosto, aconteceu no auditório da 8ª URE a cerimônia de assinatura do Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável e Regularização Ambiental de Castanhal. O pacto representa uma das metas que devem ser cumpridas no Programa Municípios Verdes (PMV). O qual tem por objetivo combater o desmatamento no Estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e também de gestão ambiental, com foco em pactos locais, no monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes.

O Secretário Extraordinário do Programa Município Verde, Justiniano Neto, disse que essa iniciativa por parte do Governo de Todos é um marco para Castanhal. “Acredito que esse é o início de um novo modelo de gestão ambiental, descentralizado e municipalizado, onde a boa parte das atividades burocráticas que envolvem a questão ambiental poderá ser regularizada aqui no próprio município em benefício dos produtores rurais. Hoje foi criada uma instância de governança, denominado observatório ambiental, onde a população poderá se reunir periodicamente e acompanhar a evolução dos compromissos que hoje estão sendo assinados através do Pacto. Sem sobras de dúvidas Castanhal está no rumo certo’’, ressaltou o Secretário Extraordinário do PMV.
Representantes de várias associações e lideranças comunitárias da zona rural do município de Castanhal, como; Conceição, Bacurí, Itaqui dentre outras participaram da assinatura do pacto.
A Secretária de Meio Ambiente, Lúcia Porpino, falou sobre a importância deste momento para a Cidade Modelo. “Como o próprio nome diz é um Pacto, ou seja, um compromisso a ser cumprido. A SEMMA vem trabalhando bastante para que possamos transformar Castanhal em um modelo de compromisso com o Meio Ambiente’’, afirmou a Secretária, Lúcia Porpino.

O Prefeito Pedro Coelho Filho, disse que uma das prioridades do Governo Municipal é incentivar o Desenvolvimento Sustentável. “Não se pode falar em futuro sem falar em preservação do Meio Ambiente. Sabemos que essa é uma pauta extremamente importante que não podemos deixar de lado. De 144 municípios que integram o Pará, apenas 15 são reconhecidos como Município Verde, e nosso objetivo é que Castanhal seja o próximo. Estamos trabalhando para que isso aconteça, por este motivo contamos com a colaboração de todos para que possamos alcançar esse intuito’’, finalizou o Prefeito Pedro Coelho Filho.

 
Por Nathalia Lan –Ascom.
Fotos: Wanderley Souza- Ascom.