Governo de Todos lança Outubro Rosa no combate e prevenção ao câncer de mama e colo do útero

1890

Depois do Setembro Vermelho, dedicado a esclarecer e prevenir as doenças cardiovasculares, chegou a vez do Outubro Rosa, cujo foco principal será a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal (SESMA), através das coordenadorias de Promoção em Saúde e da Saúde da Mulher, escolheu o bairro da Jaderlândia, o mais populoso de Castanhal, para fazer a abertura oficial da programação, ocorrida por toda a manhã desta segunda-feira, 2, na praça Papa João Paulo II, na Paróquia de São Cristovão.

O prefeito Pedro Coelho Filho e o Secretário de Saúde, Silvan Silva, participaram da abertura oficial. “Hoje o dia é muito importante que nossas mulheres de Castanhal aproveitem essa oportunidade para cuidarem de si, para tirarem suas dúvidas. Fazer esses exames preventivos, uma iniciativa salutar que evitará doenças graves. Nós estamos trabalhando para cada vez tentar dar mais qualidade no atendimento na área da saúde. Tratar nosso povo com mais atenção e carinho” afirmou o Prefeito Pedro Coelho Filho.
O trabalho de prevenção ao câncer é feito nos postos de saúde de Castanhal, assim como outras doenças. “O Outubro Rosa não é apenas para prevenir o câncer de mama, mas também outras doenças que afetam principalmente a saúde da mulher. Estamos satisfeitos com esse trabalho e principalmente com as parcerias que conseguimos firmar, com empresas particulares e órgãos públicos”, ressaltou o Secretário Silva Silva. Além da Sesma, participaram do evento a Funcast, Avon, SESC, Defesa Civil, Câmara de Vereadores e outras entidades públicas.

No decorrer da programação foram desenvolvidas várias atividades: apresentação cultural com as meninas das academias da Saúde; aulão de ritmos, peça teatral sobre o autocuidado, abordagens sobre o câncer de mama e do colo do útero, além de serviços de beleza (maquiagem, esmaltaria, higienização facial). O Conselho Municipal da Condição Feminina esteve presente, abordando sobre os direitos das mulheres. Assim como de uma equipe do CTA, informando sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Fonte: Ascom-PMC
Fotos: Wanderely Souza-Ascom.