Governo de Todos profissionaliza 18 mulheres através do curso corte e costura

2099

Na tarde sexta-feira, 8, aconteceu na SEMAS a cerimônia de encerramento do curso de corte e costura básico, o qual foi ministro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Serviços ( SEMICS), e Secretaria de Assistência Social. O curso teve a duração de 40 horas e capacitou 18 mulheres que encontravam-se vulneráveis financeiramente. O objetivo da Ação é qualificar profissionalmente e aprimorar novas habilidades, sendo este, requisito básico para o reconhecimento de profissionais da área. Este trabalho faz parte do Projeto Descobrindo talentos, desenvolvido pela SEMICS.
Na ocasião ouve apresentação de desfile das 18 alunas, onde mostram as peças que confeccionaram durante o curso. Dona Maria Lúcia, agradeceu em nome das demais participantes e parabenizou o Governo de Todos pela iniciativa. “Eu estava em busca de aprimoramento do curso de corte e costura e do certificado que é tão importante na hora de conseguir um emprego nessa área. Estamos muito felizes, pois essa capacitação abre novas portas para nós, e com certeza levaremos isso a diante”, ressaltou a costureira.
O encerramento do curso também foi acompanhado pelo poder legislativo. “Sabemos que a Prefeitura não possui a capacidade de comportar todos, por este motivo, nós quanto poder legislativo apoiamos todas as ferramentas que tem a finalidade de profissionalizar os cidadãos Castanhalenses. Trabalho maravilhoso este que está sendo desenvolvido aqui”, ressaltou a Presidente da Câmara de Vereadores, Luciana Castanheira.

A direção do SENAR anunciou que outros cursos profissionalizantes serão desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Castanhal.
Durante a cerimônia de encerramento do curso as alunas que participaram tiveram a oportunidade de se pronunciar fazendo importantes observações sobre a ação e agradeceram a presença do Prefeito, da Primeira Dama Rosângela Mota e Marlúcia Sarges, que esteve representando o Secretário da SEMAS, José Carvalho. “Desde o início do ano a gente vem desenvolvendo trabalhos como este, onde temos o intuito de ajudar de alguma forma principalmente aqueles que se encontram desempregos”, disse a Secretária da SEMICS, Fátima Mariano.

O Prefeito Pedro Coelho Filho, disse que a geração de emprego e renda é uma das bandeiras que o Governo de Todos Levanta. “Estamos sempre estudando meios para que possamos proporcionar oportunidade profissional. Temos projetos a longo prazo neste sentido, porém é de fundamental importância apoiarmos iniciativa como esta. Esse curso dará opções a estas mulheres, tanto para a inserção no mercado de trabalho, quanto na questão da atividade autônoma. Continuaremos fazendo o que for possível para que aconteçam outras ações como esta ou até melhores”, finalizou o Prefeito de Castanhal.
Por Nathalia Lann- Ascom.

Fotos: Wanderley Souza -Ascom.