Guarda Civil de Castanhal comemora 45 anos

2072

“Vivemos hoje um momento importante que é o de comemorarmos os 45 anos de uma instituição que não apenas preserva nosso patrimônio público, como praças, prédios e escolas, mas também se une às forças de segurança estaduais para proteger nossa população”, afirmou o prefeito Pedro Coelho Filho, durante a solenidade em homenagem à Guarda Civil Municipal de Castanhal.

Realizada na praça do bairro da Estrela, onde funciona um ponto de operação da corporação, a solenidade contou com a presença de representantes do Exército, através do seu Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de boa parte do secretariado municipal.

“Precisamos todos nós, da força de segurança, estarmos alinhados, estreitarmos laços de trabalho para garantir a ordem e a lei no município”, disse o capitão PM Mariano, representando o 5º BPM. “Estamos avançando e cada vez mais contribuindo com a sociedade castanhalense”, afirmou Luiz da Silva, comandante da GCM.

Dezesseis guardas foram homenageados “pelos seus excelentes serviços prestados aos munícipes de Castanhal”.

A Guarda Municipal Castanhal foi inicialmente criada para fazer o serviço de vigilância municipal, e desde então tem vivido um constante processo de evolução. Em maio de 1974, ela virou Guarda Civil através da Lei Municipal nº 2.084.

Hoje uma boa parte dos integrantes está preparada para combater a criminalidade, com patrulhamento e rondas nas zonas urbana e rural. Atua na preservação da vida, redução do sofrimento e perdas, patrulhamento preventivo e uso de diferença de força.

Em 2017 foi criada a Guarda Mirim, projeto social voltado à crianças e adolescentes de 9 a 13 anos em situação de risco social.

Fonte:ASCOM-PMC.

FOTOS: Wanderley Souza -Ascom