Lançada Campanha Setembro Vermelho de Prevenção contra doenças Cardiovasculares

1955

Ela começou a fumar quando ainda era uma menina de 13 anos. Aos 19, e já consumindo três carteiras de cigarro por dia, contraiu uma tuberculose que atingiu seus dois pulmões, e teve que passar por um longo e doloroso tratamento até alcançar a cura. Um ano depois voltou a fumar, e dessa vez teve sérios problemas nas cordas vocais.

Hoje, com 55 anos, a baiana Marlise dos Santos está livre do cigarro. Isso depois que foi pedir ajuda na Unidade de Saúde da Família do Ianetama. Na manhã desta terça-feira, 11, Marlise deu seu depoimento de vida durante a abertura oficial da programação Setembro Vermelho, de prevenção às doenças cardiovasculares, realizada na Academia do Fonte Boa.

A campanha é promovida pela Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria de Saúde. Ela se estenderá por todo este mês em todas as Unidades de Saúde da família de Castanhal.
Teve atividade física, orientação para avaliação nutricional, avaliação Pé Diabético, testes de HIV, sífilis e hepatite B e C.
Equipes de outras unidades de saúde de Castanhal também participaram da programação Setembro Vermelho. A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família do Imperador mostrava os males do consumo de açúcar e sódio.

“Essas campanhas envolve toda a Secretaria de Saúde. E na verdade o que mostramos é a rotina diária vivida em cada unidade de saúde, cuidando da população e alertando para o risco dessas doenças silenciosas”, explicou Carla Lima, secretária de Saúde de Castanhal.

Fonte:ASCOM-PMC.

Fotos: Wanderley Souza -Ascom.