Macapazinho recebe certificado quilombola e a população ganha vários serviços da prefeitura

2200

Uma ação intersetorial envolvendo secretarias municipais de Castanhal e órgãos estaduais marcou, na tarde do último sábado, 21, a entrega do título de certificação nacional que autodefine o distrito de Macapazinho como remanescente dos Quilombolas.

O título desse resgate histórico foi concedido pela Fundação Cultural Palmares ao Prefeito Pedro Coelho Filho e garante segurança jurídica na captação de recursos e outros benefícios para Macapazinho e sua população.

Além do Prefeito Municipal, vários secretários e a Primeira Dama Rosângela Mota marcaram presença no evento. Outras autoridades, dentre elas o vereador Chagas, representando o Poder Legislativo de Castanhal, também prestigiou a entrega do certificado.

O Prefeito Pedro Coelho Filho lembrou que esse certificado garante direitos e prioridades à comunidade de Macapazinho. “É um direito que eles têm e nós recebemos em Brasília o certificado, onde fazemos questão de entregar aos remanescentes dos Quilombolas. A partir de agora eles terão prioridade aos atendimentos e serviços do Governo Federal”, explicou o Prefeito.

Líder da comunidade e uma das pessoas mais velhas do lugar, Teodoro Coelho disse que “se esse certificado fosse ruim, ele não teria o respaldo desse bom cristão que é o nosso prefeito”. Teodoro aproveitou para agradecer os serviços realizados na comunidade pelo poder executivo.

Exames de PCCU, que detecta doenças sexualmente transmissíveis como o câncer do útero, vacinação, inserções no Cadastro Único do Governo Federal, palestras e outros serviços fizeram parte desse evento cidadão.
Por Nathalia Lan- Ascom.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.