Nova iluminação pública em castanhal tem provocado mudanças de comportamento da população

1755

A retomada de hábitos como caminhar, praticar esportes, levar as crianças para brincar e conversar entre vizinhos durante o período noturno é agora a grande novidade na vida das pessoas que residem em Castanhal.

Como começou a acontecer, a partir desta semana, na praça da Escola Municipal Professora Maria Encarnação, no bairro do Estrela.

Mais do que isso, a obra de iluminação pública feita pela Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), trouxe mais segurança e dignidade àquelas pessoas. “Acabou o consumo de drogas aqui perto da gente. Agora tudo aqui mudou para melhor. Parabéns ao prefeito pelo seu trabalho”, afirmou o morador João Soares.

“Uma praça iluminada só traz benefícios para a população, favorece a amizade, afasta as coisas ruins como a criminalidade”, afirmou Pedro Paulo Reis, Secretário de Infraestrutura. Ele disse que o Governo de Todos conseguiu, em relação à iluminação pública “uma verdadeira revolução, porque tiramos Castanhal da escuridão, e a transformamos em uma Cidade-Luz, onde as pessoas estão mais felizes, se sentindo mais seguras”.

Mais ainda: Pedro Paulo indica que basta pegar as estatísticas da Polícia Civil para constatar que hoje existe uma grande diferença entre como era há alguns anos e o que se vê hoje tanto no centro da cidade quanto na periferia.

“Além de ruas e praças iluminadas, que provocaram mudança de hábito dos moradores, também se constatou uma mudança cultural de comportamento no que diz respeito à preservação e zelo do patrimônio público. Quando instalamos postes com globinhos, muita gente disse que no dia seguinte eles estariam quebrados. Coisa que até hoje não aconteceu”, finalizou.

Fonte: ASCOM-PMC.