Parque Natural Municipal de Castanhal está se tornando realidade

3497

A população de Castanhal vai ganhar oficialmente o seu Parque Natural Municipal, incorporando ao município uma importante reserva florestal em plena área urbana da cidade.

Para que isso fosse possível, um meticuloso trabalho que incluiu estudos e levantamentos técnicos foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor-bio, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura de Castanhal.

O Projeto de Lei que cria oficialmente o Parque Natural Municipal de Castanhal foi entregue ao Prefeito Pedro Coelho Filho, na última quinta-feira (10), pela Secretária de Meio Ambiente, Lúcia Porpino, durante a solenidade de criação da Secretaria Municipal de Cultura.

Junto com o projeto de lei, também foram entregues os estudos técnicos e o Relatório de Consulta Pública realizados pelo IDEFLOR – Bio, que embasaram a criação dessa Unidade de Conservação.

O Parque Natural Municipal de Castanhal vai garantir a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Possibilitará a realização de pesquisas científicas, além do desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O Projeto de Lei que cria o Parque Natural Municipal de Castanhal passa agora pela análise final do Executivo, para ser encaminhado à Câmara Municipal para seguir toda a tramitação legal. “Nossa expectativa é que o projeto seja aprovado para que finalmente aquela área se transforme no parque natural municipal”, disse a Secretária de Meio Ambiente, Lúcia Porpino.
O Parque Natural Municipal de Castanhal tem uma área de 15 hectares, sendo aproximadamente o tamanho do Bosque Rodrigues Alves, de Belém.

O Prefeito Pedro Coelho Filho afirmou que a criação do parque será uma obra que trará grandes benefícios para a população de Castanhal, e colocará o município em destaque entre os pouquíssimos que possuem seus parques florestais municipais. “O Parque Natural Municipal de Castanhal é uma realização esperada há muitos anos pelos castanhalenses. Estamos felizes de poder, neste governo, tornar realidade uma iniciativa tão importante”, finalizou o prefeito.
Fonte:ASCOM-PMC.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.