Plano municipal de desenvolvimento rural de castanhal inicia uma nova etapa

3772

“A parceria é o caminho. Sem ela não se chega a lugar nenhum”, afirmou o prefeito Pedro Coelho Filho, durante a quarta e última oficina de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS), ocorrida no último sábado (27), no salão paroquial da agrovila de Macapazinho.

A elaboração do plano se integra a outras iniciativas já tomadas pelo atual governo municipal para atualizar, organizar e nortear as ações do poder público municipal. Assim como aconteceu com a reformulação do Plano Diretor e o Código de Postura é que o município terá condições legais de captar recursos estaduais e federais além das verbas carimbadas que são repassadas a todos os municípios brasileiros.

O próximo passo, segundo o secretário municipal de agricultura Francisco Carlos, é sistematizar todas as informações, sugestões e ideias que foram levantadas durante as oficinas na área rural. “Nosso município possui muitos recursos naturais, localização privilegiada e um povo muito guerreiro que vive na área rural, por isso faremos juntos um plano de acordo com a realidade e exequível, para avançarmos na qualidade de vida e produção agrícola de Castanhal”, afirmou Francisco.
O PMDRS vai virar projeto de lei e em seguida será enviado à Câmara Municipal para ser apreciado pelos vereadores que poderão fazer as alterações que julgarem necessárias.

Outra etapa importante desse processo, será o Simpósio Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Castanhal que acontecerá no período de realização da 51ª Exposição Feira Agropecuária de Castanhal (EXPOFAC), o palco ideal para discussão desse grande avanço na área rural de Castanhal.

Vale ressaltar que foram realizadas oficinas nas agrovilas Castelo Branco, São Sebastião e Santa Terezinha. O Plano envolve órgãos municipais e secretarias, órgãos estaduais como UEPA, EMATER E SEDAP; e federais como o IFPA, CELAC e a UFPA, Sindicatos Rurais AFEPRUC e ACANP.

Fonte: ASCOM-PMC.