Prefeito e Promotora constatam crimes ambientais em visita feita à agrovila São Raimundo

2199

Em visita ocorrida na manhã desta quinta-feira, 2, à agrovila São Raimundo, o Prefeito Pedro Coelho Filho e a Promotora do Meio Ambiente do Ministério Público de Castanhal, Maria de Lourdes Costa Brasil, constataram algumas irregularidades provocadas pela ação do homem que estão comprometendo a sobrevivência do igarapé “Pinguela”, que serve aquela comunidade agrícola.

A visita aconteceu a pedido de alguns moradores. E tinha como motivo o cumprimento, feito há quase 12 anos pelo MP, de determinação para que se recuperasse uma ponte que corta aquele igarapé.

Mas o que a promotora e o prefeito viram foi que houve uma séria agressão ao igarapé, com desvios e represas das águas que, durante as fortes chuvas do inverno, acabaram provocando a derrubada de parte do muro de arrimo da referida ponte.
“Falta consciência ambiental nesta área de proteção permanente. E responsabilidades serão apuradas. Fico feliz em ver a seriedade e dedicação da atual gestão municipal com o meio ambiente, onde em seis anos à frente do MP vejo um prefeito de Castanhal acompanhar uma vistoria”, afirmou a Promotora Maria de Lourdes.

Os moradores ficaram satisfeitos com a visita técnica. “Agradeço muito a presença do Prefeito que veio pessoalmente acompanhar a vistoria do Ministério Público”, disse Normando Natureza.

Já o Prefeito Pedro Coelho Filho, que é arquiteto, disse que os estragos na ponte só poderão ser reparados quando forem corrigidos esses problemas de desvios do leito do igarapé, que impede que boa parte das quase 750 famílias tenha acessibilidade ao principal recurso natural do lugar.

O Ministério Público marcou uma reunião para o próximo dia 8, quando serão feitos os encaminhamentos necessários para salvar aquele recurso hídrico.

Fonte: ASCOM-PMC.
FOTOS: Wanderley Souza – Ascom.