Prefeito Pedro Coelho Filho assina Protocolo de intenção que viabiliza o Consócio do Projeto de Resíduos Sólidos

1632

Na manhã de sexta-feira, 1 , o Prefeito Pedro Coelho Filho, assinou o Protocolo de Intenção que trata da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento aconteceu na cidade de Santa Maria do Pará, e contou com a presença de mais 4 Prefeitos dos municípios de São Francisco do Pará, Santa Isabel, Inhangapí e Santa Maria, os quais juntos irão integrar o Consócio Intermunicipal sobre a gestão de resíduos sólidos. O objetivo é resolver de forma responsável e compartilhada um dos maiores desafios dos municípios: a coleta e destinação final do lixo.
As cinco prefeituras vão definir uma área adequada para instalar um aterro sanitário comum. Na ocasião estiveram prestigiando o importante ato, a Secretária de Meio Ambiente, Lúcia Porpino, o Secretário de Finanças, Karlan Caldeira, o Secretário de Infraestrutura, Pedro Paulo e o Procurador Geral do município, Marcelo Pereira, dentre outros membros que integram a equipe das Secretarias envolvidas no Projeto em questão.
O Presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Paraense (AMUNEP), Egilásio Feitosa, falou sobre a importância da junção de forças destes municípios. “Sabemos que o tema lixo é um assunto discutido no mundo todo, e nesta ocasião não está sendo diferente, os municípios que hoje assinam este protocolo já demostram uma enorme preocupação com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações”, disse.

O Secretário Adjunto de Gestão de Desenvolvimento Urbano ( SEDOP), Márcio Viana, parabenizou a iniciativa dos Gestores envolvidos nesse planejamento. “Esse é mais um passo que está sendo dado para que em breve esses municípios possam contar com um sistema que realize de forma adequada a destinação dos resíduos sólidos, de modo a não prejudicar o meio ambiente. Desde as primeiras reuniões temos prezado pela colaboração e participação de vários setores do Poder Público”, explicou.
Esta é criação do primeiro consórcio intermunicipal sobre gestão de resíduos sólidos, que poderá servir de modelo para outras regiões. “Através do consórcio entre os municípios também teremos a oportunidade de receber recursos para serem aplicados tanto na parte da reciclagem quanto do destino final dos resíduos sólidos, quem sabe um aterro sanitário. Estão faremos o que for possível para alcançar o objetivo final do projeto”, ressaltou a Secretária de Meio Ambiente, Lúcia Porpino.

O Prefeito Pedro Coelho Filho, falou sobre a parceria estabelecida entre os municípios e disse que a preservação do meio ambiente é uma das bandeiras do Governo de Todos. “Sem essa união de forças, dificilmente Castanhal conseguiria trazer a existência do projeto que temos em mente. Estamos fazendo isso, pois não podemos fechar os olhos pra esta situação e principalmente para os problemas que podem surgir se não agirmos para mudar esta realidade. As próximas gerações agradecerão essa união de forças”, finalizou, o Prefeito de Castanhal.

Por Nathalia Lan -Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.