Prefeito Pedro Coelho Filho assina termo de habilitação à análise do cadastro ambiental rural, durante evento dos 10 anos do CAR

1129

Um importante seminário realizado no Hangar Centro de Convenções em Belém, contou com a presença do Prefeito Pedro Coelho Filho. O evento celebra as conquistas do Cadastro Ambiental Rural – CAR, depois de 10 anos da sua implantação no Pará.

Vale ressaltar que o Cadastro transformou-se em um dos mais importantes instrumentos da Política Estadual de Florestas e do Meio Ambiente, mantendo registros eletrônicos, para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento.
Durante o evento, o Prefeito Pedro Coelho Filho assinou o Termo de Habilitação à Análise do Cadastro Ambiental Rural, que é realizado por intermédio do Módulo de Análise do Sistema de Cadastro Ambiental Rural – Sicar/PA, que foi repassado ao município. Foram doados para prefeitura, além do NOBREAK para utilização em conjunto com equipamento de servidor de rede, que tem a finalidade de operar o sistema eletrônico do SIMPLES AMBIENTAL. Castanhal também recebeu 90 ( noventa) kits para divulgação do Cadastro Ambiental Rural – CAR.

Abertura do evento, foi realizada pelo Governador Simão Jatene, com a presença do Secretário de Meio Ambiente do Pará, Thales Belo, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Serviço Florestal Brasileiro, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Ministério Público Federal.
Simão Jatene afirmou: “Quando nós lançamos o CAR estadual, tivemos a preocupação de fazer com que os proprietários rurais o encarassem não como um dever, mas como um direito”. “E hoje, quando estamos comemorando dez anos de CAR, temos mais de 200 mil cadastros no Pará concluídos, a maior marca em todo o Brasil”, avaliou o Governador na sua fala.

Acompanharam o Prefeito de Castanhal no evento a Secretária de Meio Ambiente, Lúcia Porpino, e cinco técnicos da SEMMA que atuam no licenciamento ambiental de atividade rural e na conservação de áreas verdes.

Em relação ao CAR foram abordados os seguintes assuntos :Pioneirismo; Avanços e Perspectivas; e Crescimento na Regularização Ambiental do Público da Agricultura Familiar. Particularmente importantes para Castanhal, no planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O Prefeito Pedro Coelho Filho confirma que são temas de grande interesse para o desenvolvimento do nosso município. “Lembramos que a nossa economia baseia-se fortemente na produção do campo e na agricultura familiar”, conclui o Prefeito.

Fonte:ASCOM-PMC.