Prefeito Pedro Coelho filho discute a construção de uma nova casa penal em Castanhal

846

O encontro realizado na manhã de terça-feira,28, o Prefeito Pedro Coelho Filho, junto com o deputado federal Hélio Leite e o Secretário de Estado de Administração Penal, Dr. Jarbas Vasconcelos, discutiram sobre a viabilidade de construção de uma nova casa penal em Castanhal.

A prefeitura está fazendo uma análise técnica e jurídica de uma área que poderá ser doada ao Governo do Estado para a construção do novo espaço.

O projeto está orçado em R$ 36 milhões e disponibilizará 306 vagas masculinas e 420 femininas.

Uma das razões para a construção da casa penal é a necessidade de tirar o Centro de Recuperação de Castanhal do bairro do Cristo, que fica numa área residencial e próximo de escola. Atendendo esse pedido, o município se adequara a exigência legal de implantação desse tipo de equipamento público em local diferenciado.

“É uma obra importante para o nosso município. Vamos tirar uma cadeia pública que está localizada na área urbana da cidade e pretendemos levá-la para a zona rural. Atendendo assim as solicitações dos moradores que residem próximo ao local. Como será uma área agrícola, os detentos poderão até produzir alimentos.

A construção desse novo complexo prisional vai impactar positivamente no comércio do município gerando emprego e renda na construção civil. Agradeço ao Deputado Hélio Leite, e o Dr. Jarbas Vasconcelos, por se dedicarem no direcionando desse recurso para Castanhal. Isso é um avanço da união dos políticos de Castanhal esquecendo bandeiras, pensando no desenvolvimento do nosso município”, disse o Prefeito Pedro Coelho Filho.

Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, ressaltou que a prefeitura tem um papel fundamental para a execução do projeto. “O município está sendo realmente um grande parceiro. Facilitando a execução desta importante obra. É um projeto que substituirá uma unidade prisional ultrapassada, agregando mais segurança pública ao município. E quando pronta vai oferecer 600 novos empregos”, declarou.

O Deputado Federal, Hélio Leite, disse que a atual cadeia pública vem causado transtorno e insegurança à população.

“É uma antiga delegacia que foi adequada para um Centro de Recuperação. Hoje está superlotado e pessoas se aglomeram de maneira desumana, e essa é uma preocupação de todos nós. Estamos discutindo juntos com a administração municipal a implantação de um novo sistema prisional em Castanhal para trazer mais tranquilidade à população”, concluiu o parlamentar.

Fonte: ASCOM-PMC.