Prefeito Pedro Coelho filho participa do Arráia de comemoração ao aniversário de 3 anos da CEAPA

2143

Na noite de sexta-feira, 23, o Prefeito Pedro Coelho Filho, juntamente com o Secretário de Saúde, Silvan Silva, prestigiaram o Arraiá de comemoração aos 3 anos do Centro de Atenção à Pessoa com Autismo (CEAPA) em Castanhal. O evento foi repleto de muitas brincadeiras e dinâmicas que envolveram não só as pessoas com autismo, mas também seus familiares que estiveram presentes.

As equipes do Programa CEAPA são compostas por profissionais com formação em Direito, Psicologia, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional, que trabalham de forma interdisciplinar. Essas equipes atuam embasadas em metodologia específica de acompanhamento das pessoas atendidas, composta por atendimentos individuais mensais, grupos reflexivos e encaminhamentos para a Rede de Proteção Social, sempre que for necessário.

Dikson Barreiros que é Psicólogo e Coordenador e do Ceapa, disse que o evento é um momento onde eles têm a oportunidade de inseri-los à cultura e acompanhar o desenvolvimento de cada um no ambientes social e familiar. “Atualmente atendemos 71 pessoas e nosso objetivo é poder ampliar nosso espaço físico para que possamos atender a demanda do município cada vez melhor”, ressaltou o Coordenador da CEAPA.

O Secretário de Saúde, Silvan Silva, afirmou que a SESMA tem buscado dar todo o apoio necessário para que o Centro de Atendimento sempre cumpra de forma competente o trabalho com as crianças. “Estamos tentando viabilizar um outro local para o CEAPA, local este que possa oferecer uma melhor comodidade para as pessoas que precisam do Centro, pois sabemos da complexidade do trabalho que nossos profissionais desenvolvem com as crianças”, disse o Secretário.

Recentemente a equipe de Profissionais passou contar também com a ajuda de Assistentes Sociais que antes não havia. “Estamos fazendo o possível para ajudar a fortalecer o trabalho que aqui é desenvolvido e além de dar a atenção devida aos pessoas com autismo, poder também dar suporte necessário aos familiares que muitas vezes não sabem como lhe dar com determinadas situações. Sabemos o quanto o CEAPA é importante na vida dessas famílias, por isso nos colocamos a disposição de todos para melhorar no que for necessário e possível”, finalizou o Prefeito Pedro Coelho Filho.

Por Nathalia Lann-Ascom.
Fotos: Wanderley Souza