Prefeitura de Castanhal comemora aniversário de 1 ano do Centro de Parto Normal

3490

Na manhã de sexta-feira, 30, o Prefeito Pedro Coelho Filho, acompanhado do Secretário de Saúde, Silvan Silva, participou da comemoração de 1 ano de funcionamento do Centro de Parto do Normal (CPN). O Prédio possue a sala de triagem, 05 quartos Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP) que são individuais uma para cada gestante. O Centro atualmente conta com 13 enfermeiras obstétricas, sendo uma Coordenadora e 12 assistencialista e 12 técnicas de enfermagem.
Durante esse um ano de funcionamento do prédio, várias gestantes já tiveram a oportunidade de realizar seu parto no referido Centro e todas elas adoraram a experiência e os cuidados que receberam no CPN.

Elen Jucy, que está prestes a dar a luz a pequena valentina, diz que já tem recebido o acompanhamento necessário para que dentro de alguns dias possa realizar seu parto no Centro. “Siceramente me sinto privilegiada em poder usufruir e contar com um espaço como esse, onde desde o pré-natal que realizamos somos muito bem acompanhadas e tenho certeza que será bem melhor para eu poder realizar o trabalho de parto aqui nesse local. Todas as gestantes que já passaram sempre elogiam a forma como foram recebidas aqui”, ressaltou a gestante, Elen Jucy.

Na oportunidade profissionais que fazem parte do Centro, tiveram a chance de se pronunciar e agradecer pelo importante momento. Faniane Lima, que é Coordenadora do CPN, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado em Castanhal. “O Centro de Parto Normal foi inserido no contexto obstétrico, pois nós que somos enfermeiras obstétricas temos a capacidade técnica para fazer a condução de partos de risco habitual, que é o que denominamos como parto de baixo risco. Aqui são inseridas as boas práticas da atenção ao parto e nascimento, que é a diminuição de Cesárias eletivas, diminuição de violências obstétrica, onde incentivamos a mulher a parir de forma verticalizada, também utilizamos metotodologias não farmacológica no alívio da dor dentre outras técnicas que tem por finalidade reduzir o máximo possível os desconfortos do Pós-parto”, disse.

O Secretário de Saúde, Silvan Silva, afirma que o CPN é um projeto piloto do município que tem feito um trabalho maravilhoso em Castanhal. “Apesar do nosso País ser campeão na realização de parto Cesário, este Centro tem por finalidade incentivar o parto normal, pois sabemos dos benefícios que o mesmo apresenta com relação ao primeiro, então Castanhal tem proporcionado o que há de mais moderno para que as gestantes possam ter um parto de qualidade com mais humanização. E uma das nossas grandes conquistas é que agora o Ministério da Saúde habilitou este Centro, porque até então o município custeava sozinho, o que é muito bom para todos nós, isso representa uma econômica significativa para Castanhal”, explicou o Secretário de Saúde.
O Prefeito Pedro Coelho Filho, expressou sua satisfação em poder participar desse momento que representa muito para o município. “Esse Centro de Parto Normal é o único do Norte e isso representa muito para as mulheres que optam pelo parto natural, quando isso é possível é claro. O CPN foi criado durante a Administração passada, inclusive a gente até parabeniza a iniciativa e temos a certeza que esse Centro só tem a avançar para beneficiar as gestantes de Castanhal e cidades vizinhas”, finalizou o Prefeito Pedro Coelho Filho.

Por Nathalia Lann-Ascom.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.