Prefeitura de castanhal é destaque nacional em educação inclusiva

2122

Foi na abertura do II Seminário Municipal de Educação Especial, que tratou sobre o Fortalecimento da Educação Inclusiva, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 06, no auditório da Catedral, que a Promotora de Justiça, Doutora Mariela Hage, destacou a Prefeitura de Castanhal, por meio da Secretária Municipal de Educação (SEMED), como referência de pioneirismo no Brasil em Inclusão de alunos especiais.

Na abertura esteve presente o Prefeito Pedro Coelho; a Promotora de Justiça, Doutora Mariela Hage; a Chefe de Gabinete, Carmem Quadros; a Vereadora, Regina Abreu; os Secretários, Carla Lima (Saúde), Karlan Caldeira (Finanças) e Adriano Silva (Educação); o Diretor da 8ª URE, Mauro Jorge e a Coordenadora da Educação Especial, Professora Rafaela Pinheiro, além de dezenas de educadores, pais e alunos.

A 2ª edição do Seminário Municipal de Educação Especial tratou sobre as “Narrativas e Práticas da Educação Especial no Fortalecimento da Educação Inclusiva”. O evento é direcionado aos professores, profissionais de apoio escolar, intérpretes de libras, gestores, especialistas em educação, pais/responsáveis e alunos da rede municipal e estadual de ensino.

A Promotora de Justiça, Doutora Daniela Hage, destacou que Castanhal está na Vanguarda em todo o estado do Pará e no Brasil, em educação inclusiva. “Hoje, Castanhal recebe alunos de todo o Estado, por ser essa referência. Eu me orgulho muito de fazer parte desse trabalho, pois construímos juntos esse projeto. O município está de parabéns, por todo esse trabalho feito em prol da Educação inclusiva”, finalizou.

“Temos obtido grandes resultados com esse trabalho. A gente não tinha mais expectativa com a nossa filha e no programa de inclusão podemos acompanhar um grande avanço dela. Minha filha não se comunicava, hoje a professora consegue entende-la”, disse a mãe Ana Carolina.

O Secretário Municipal de Educação, Adriano Silva, ressalta que a política nacional de inclusão é um grande desafio para todos os governos, e o governo Municipal tem enfrentado essa questão. “Nós definimos uma política para criação dos cargos de mediador e cuidador para atender melhor nossas crianças, agora a gente já colhe os resultados no segundo seminário. Isso torna Castanhal uma referência não só para Região, assim como no País”, observou.

O Prefeito Pedro coelho, observa que o Município saiu na frente em educação Inclusiva. “Nós temos aproximadamente 5 mil alunos na rede municipal de ensino, 800 com deficiência. Existem crianças que procuram nossas escolas vindas de outros municípios e até mesmo de escolas particulares, por sermos referência. Parabenizo a toda equipe de profissionais envolvidos nesse projeto de inclusão e que contribuem no avanço de nosso Governo”, parabenizou.

Fonte: ASCOM-PMC.
Fotos: ASCOM-PMC.