Prefeitura de Castanhal entrega cadastro ambiental rural para produtores rurais

1274

Vinte e oito produtores rurais do assentamento rural 1º de Janeiro foram beneficiados com a entrega dos Cadastros Ambiental Rural (CAR) pela Prefeitura e elaborados pelos próprios técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEMMA, credenciados pelo Estado, com isso facilitando a emissão mais rápida dos mesmos.

Dentre o os pontos positivos do CAR, é importante destacar que além de facilitar o licenciamento do imóvel, viabiliza a concessão de crédito e incentivos à produção, melhora a produtividade e traz a paz ao campo.

A entrega do documento, com a presença do prefeito Pedro Coelho Filho e da Secretária Lúcia Porpino, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 6, dentro daquele assentamento que, anos atrás, foi palco de conflitos pela posse da terra que resultou em confrontos que ocasionou, em maio de 2016, na morte da líder campesina Kátia Souza Martins. Outros 22 cadastros estão prestes a ser entregues. No total serão concedidos 96 cadastros.

“O CAR é o inicio de tudo no que se refere à regularização das propriedades rurais, da abertura linha de financiamentos. Ele é o raio x da propriedade rural, e servirá para o planejamento econômico e o programa de regularização ambiental. Ele só vem facilitar a vida do produtor rural”, afirmou Lúcia Porpino, titular da Semma.

“Estamos todos aqui muito agradecidos ao prefeito Pedro Coelho e toda sua equipe. Essa é a primeira vez que vejo um prefeito vir aqui perto da gente. Sabemos das dificuldades de se produzir os alimentos que abastecem o povo das cidades”, afirmou um dos beneficiados com o recebimento do CAR”, disse Benedita Aleixo, a Bena, presidente da associação que reúne os produtores rurais da “1º de Janeiro”.

“Esse documento (CAR) fará com que vocês permaneçam na terra, evitará ir para a cidade sofrer ainda. Nosso governo olha com carinho todos vocês. E podem contar com nosso apoio para preparar a terra. O Francisco Carlos (secretário de Agricultura) já está cuidando disso”, afirmou o prefeito de Castanhal.

“Já estamos fazendo esse trabalho, prefeito. Desde o início do ano que cerca de 150 famílias já foram beneficiadas, em torno de 900 tarefas foram mecanizadas”, informou Francisco Carlos.
Fonte:ASCOM-PMC.
Fotos Waderley Souza –Ascom.