Prefeitura de castanhal mostra mais uma vez transparência na prestação de contas

1392

O Governo de Todos ultrapassou com louvor uma dura prova de apertar o cinto, mas conquistou a plena regularização fiscal do município, uma das mais importantes vitórias em dezesseis meses de gestão.

Esse resultado altamente positivo foi apresentado em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Castanhal, durante a prestação de contas do exercício financeiro de 2017. O evento ocorreu na tarde da última terça-feira, 24, e foi acompanhado pelos Vereadores, Secretários Municipais, e público em geral.

O Secretário de Finanças do Município, Karlan Caldeira, informou na audiência, que a receita de 2017, provenientes de repasses federais, estaduais e da arrecadação própria do município foi de R$ 339 milhões, ficando 10% menor do que o previsto.

Karlan explicou ainda que o cenário para 2018 é um pouco complicado e inclui uma queda acentuada da arrecadação municipal, cujos maiores pagadores são o comércio atacadista de alimentos e cosméticos.

A explicação é que houve uma redução de quatro milhões de reais na arrecadação, que transformou a recuperação da economia municipal em uma árdua tarefa.

As áreas da Saúde e Educação respondem por 64% dos investimentos do município, por isso, Karlan Caldeira ressaltou que “se a gente parar pra pensar, e fazer as contas, veremos que o investimento, em números absolutos, ainda pode ser insuficiente para essas áreas.” E analisa: “não podemos esquecer que Castanhal carrega o peso de ser um pólo regional, para o qual recorrem moradores de dezenas de municípios vizinhos, em busca de serviços nessas áreas.”

A regularização fiscal de Castanhal representa uma excelente notícia para toda a população, e já está revelando seus resultados práticos, pois o município já conseguiu R$ 70 milhões para seus investimentos. Segundo o Secretário de Finanças, “estão saindo do forno algo em torno de 12 milhões para serem aplicados em obras, cultura e esporte.” e conclui, “Alguns sonhos como a pavimentação da avenida Brasil, a reforma do estádio, readequação da fundação cultural, já podem se tornar realidade por conta da conquista da regularização fiscal,” comemora o Secretário.

Fonte: ASCOM-PMC

Fotos: Wanderley Souza -Ascom.