Prefeitura de castanhal quer incentivar a produção de materiais recicláveis através de cooperativas

3037

Na manhã de Segunda-feira, 26, aconteceu na Câmara de Vereadores de Castanhal o evento sobre formações de Cooperativas que trabalham com materiais recicláveis. A ação foi de iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEMICS), com o apoio do Poder Legislativo. O evento teve por objetivo discutir e incentivar as atividades que envolvem trabalhos com reciclagem, buscandoassim,soluções para o desenvolvimento econômico do Município por meio da criação de Cooperativas em diversos ramos. A SEMICS convidou para o debate, empresários, representantes do Governo de Estado e do município e representantes de empresa que incentivam o micro e pequeno empreendedorismo.

Estiveram participando do evento Francisco Pessoa da OCB/SESCOOP-PA, Organização das Cooperativas Brasileiras, Representantes daSecretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia(SEDEME), Engenheiro Ambiental, João Maues, idealizador do projeto Mobiliza Castanhal e a Técnica Ambiental, Adriana Medeiros.

O engenheiro Civil, João Maues, falou sobre o trabalho que desenvolve a partir de matérias-primas. “Tenho muitos anos de pesquisa nessa área de materiais recicláveis e tenho desenvolvido vários itens como vassouras, que são feitas a partir de plásticos, vasos que são feitos de isopor, fabricação de Bio fertilizantes dentre outros. Essa atividade poderá tirar muitas pessoas do desemprego o que será muito bom para o nosso município”, ressaltou o Engenheiro Civil e pesquisador, João Maués.

Durante as palestras os participantes tiveram a oportunidade para tirar dúvidas com relação ao assunto em questão.Técnica em Meio-ambiente, Adriana Medeiros, explica o grande diferencial do projeto. “Vale frizar que nossa intenção junto com a atual gestão é trabalhar a formalização da atividade dos catadores de lixo, então essa é uma ótima oportunidade para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Sabemos que em Castanhal nós temos muitas pessoas que tem talento e trabalham com resíduos sólidos porém faltava o que estamos recebendo agora, que era o incentivo por parte dos gestores, inclusive queremos agradecer o Governo de Todos que está nos dando todo apoio necessário para que possamos desenvolver um belo trabalho”, afirmou, a Técnica em Meio-ambiente.

Na oportunidade foram mostrados itens que são resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos palestrantes. “Quando falamos em reciclagem estamos falando de preservação da natureza, de saúde, enfim, uma série de benefícios que esta prática traz pra o planeta. Esse é o primeiro contato que estamos tendo até mesmo para esclarecer algumas questões pertinentes ao assunto, mas temos a certeza que a partir de agora teremos a chance de dar um novo rumo para para os lixos, as associações de cada bairro ganhará com isso”, ressaltou a Vereadora e Presidente da Câmara, Luciana Castanheira.A expectativa do projeto é alcançar pessoas que atualmente encontram-se desempregadas e sem oportunidade.

 
A Secretaria de Indústria e Comércio, Fátima Mariano, disse que o Governo de Todos tem o intuito de estar sempre em busca de meios que possam fomentar a economia local, gerando emprego e renda para a população Castanhalense. “Estamos dando mais um passo para tornarmos Castanhal ainda mais desenvolvida, já levamos alguns profissionais desse ramo na SEDEME, onde receberam importantes orientações. A partir de agora abriremos a oportunidade através do Cooperativismo, trabalho este que realizamos em cada bairro do município e estamos a disposição para ajudar todas as formas de atividades que venham colaborar com o crescimento de Castanhal”, finalizou a Secretaria Fátima Mariano.

Por Natahlia Lann-Ascom
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.