Prefeitura de Castanhal realiza evento sobre energias renováveis

1798

Na noite de quarta-feira (21), a Secretaria de Indústria e Comércio e Serviço, realizou no auditório da 8ª URE, o evento ‘’Energias renováveis’’, onde aconteceram duas palestras dinâmicas sobre o assunto em questão. O evento contou com a presença de mais de 100 participantes dentre eles empresários de vários seguimentos Comerciais, tendo como palestrantes o Dr. Cláudio Conde, Diretor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Dr. Raphal Vale, Presidente da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (COOPER).

Na oportunidade destacaram a energia solar fotovoltaica que é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão que é a qual está sendo trabalhada no projeto. ‘’ Energia renovável é uma tendência mundial que nos últimos anos vem crescendo muito no Brasil, atualmente temos 12 mil pessoas produzindo a própria energia e também injetando na rede pública, sendo que até há 1 ano atrás esse número não passava de 3 mil, ou seja, tem crescido bastante essa técnica de utilização dos painéis solares. Hoje todos nós podemos ser um ‘’Prossumidor’’ que é como chamamos as pessoas que produzem e consumem essa energia, essa pode ser a chance de surgir uma Cooperativa aqui em Castanhal’’, destacou o Dr.Raphale Vale, Presidente da COOPER.

Graças ao crescimento, e a constante sofisticação e a economia de escala, o custo da energia solar fotovoltaica baixou gradualmente desde o inicio do seu desenvolvimento, aumentando a eficiência, e conseguindo que o seu custo médio de geração elétrica seja já competitivo com as fontes de energia convencionais num crescente número de regiões geográficas, atingindo a paridade de rede.
O Dr. Cláudio Conde, Diretor da SEDEME, ressalta as vantagens de se produzir e consumir energias renováveis ‘’Este tipo de energia usa-se para alimentar inumeráveis aplicativos e aparelhos autónomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição. Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas têm avançado consideravelmente nos últimos anos. Entre os anos 2001 e 2015 produziu-se um crescimento exponencial da produção de energia fotovoltaica, dobrando-se aproximadamente a cada dois anos’’, afirma Dr. Cláudio Conde, Diretor da SEDEME.

O objetivo da iniciativa foi fomentar a discursão a respeito da geração de energias renováveis, Cooperativismo e Empreendedorismo sustentável.
A Secretária de Indústria e Comércio, Fátima Mariano, ressaltou a importância de apoiar iniciativas como esta. ‘’ Sabemos que energia renovável é uma excelente aliada do meio ambiente, pois reduz de forma significativa os impactos ambientas, além de ser uma alternativa que diminui bastante o valor econômico para quem produz a energia. E nós quanto governo apoiamos todas as formas de incentivo e crescimento para Castanhal, por este motivo estamos trazendo para nosso município essa oportunidade’’, Concluiu a Secretária Fátima Mariano.

Por Nathalia Lann- Ascom
Fotos: Wanderley Souza -Ascom