Prefeitura de Castanhal realiza exposição de trabalhos artesanais e incentiva profissionais da área

1912

Na manhã de segunda-feira, 26, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, deu início ao Projeto de exposições de trabalhos artesanais no prédio da referida Secretaria, onde profissionais cadastrados no Projeto “Mãos que Criam”, que surgiu no ano de 2014 a partir da Rota Turística Bélem/Bragança, estão tendo a oportunidade de mostrar os trabalhos que desenvolvem a partir de materiais que são reaproveitados (lixos).

Seu Evaristo da Silva, que está sendo o primeiro artesão a participar da exposição, fala sobre o trabalho que está desenvolvendo e agradece pelo incentivo que tem recebido do Governo de Todos. “A maioria dos objetos que eu crio é reaproveitando chifres que busco nos frigoríficos, mas também trabalho com outros tipos de materiais como madeiras, ou seja, acredito que 95% é reciclagem que se transforma em belas obras. Já desenvolvo esse tipo de trabalho há anos, porém nos faltava oportunidade para mostrar do que nossa criatividade é capaz, por este motivo agradeço a atual gestão por está nos proporcionando esse momento’’, ressaltou o artesão.
O Projeto “Mãos que Criam”, atualmente possui 57 artesãos cadastros na SEMICS, e parte deles estão participando da exposição, sedo que cada um terá uma semana para mostrar os trabalhos desenvolvidos.

A Assessora de Relações Públicas da SEMICS, kleice Correa, explicou como funciona o Projeto. ‘’Esse trabalho dá a oportunidade para as pessoas que desenvolvem atividades no ramo do artesanato e manuais, para que estes consigam melhorar suas rendas. Durante o Festival de Sabores, boa parte dos cadastrados também teve espaço para mostrar seus trabalhos e estamos trabalhando no sentido de incentivar cada vez mais essa cultura”, disse.

A exposição é aberta ao público e todos os itens produzidos estão disponíveis para a comercialização, o valor arrecadado será integralmente dos artesãos.
A Secretária de Indústria e Comércio, Fátima Mariano, enfatizou o esforço que a SEMICS tem buscado para ajudar esses profissionais. “A grande novidade do Projeto Mãos que Criam está na oportunidade que estamos dando para que os artesãos mostrem seus trabalhos, não somente em eventos ocasionais, mas também em outros momentos como este que estamos propiciando. Estamos sempre em busca de parcerias que tenha por finalidade reduzir o número de desemprego no município e ao mesmo tempo beneficiando o meio-ambiente e a cultura em Castanhal”, finalizou a Secretaria.

Por Nathalia Lann-Ascom.
Fotos: Wanderley Souza- Ascom.