Prefeitura de Castanhal realiza o pagamento do 13° salário dos servidores contratados pelo CadÚnico

3607

A Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou pela primeira vez, o pagamento de todos os contratados pelo CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), Programa do Governo Federal. Servidores estes que desenvolvem importante função de atendimento as famílias em vulnerabilidade financeira e social através da SEMAS. Ao total foram 28 contratados beneficiados, o que só foi possível devido ao repasse que está sendo feito desde o início do ano pelo Governo Municipal.
Luciana Neves, operadora do Cadastro Único na SEMAS, expressou sua satisfação ao ser beneficiada com o pagamento do 13° Salário. “Trabalho aqui há 2 anos e nunca havia sido complementada com o décimo e agora nessa nova Gestão, não só eu mais todos os meus colegas que também são contratados pelo Programa do Governo Federal estamos tendo esse privilégio que nos ajudou bastante e isso é maravilhoso para todos nós”, disse entusiasmada, Luciana Neves.

Os 28 servidores estão distribuídos nos 07 CRAS nos bairros; Pantanal, Propira, Santa Helena, Milagre, Apeú, Ianetama, Jaderlândia e no CREAS. Nívea Brito, que é entrevistadora na SEMAS disse que não esperava pelo benefício, mas que o valor em questão veio em boa hora. “Estamos muito felizes pois percebemos a preocupação da atual gestão em prezar pela valorização do nosso trabalho. Mas foi uma surpresa sim, muito boa por sinal, só temos a agradecer”, ressaltou a entrevistadora.
Os servidores atendem aproximadamente 200 famílias por dia, com serviços de atualização cadastral, digitação e outras atividades.
O Secretário de Assistência Social, José Carvalho, falou que o Governo de Todos tem a finalidade de sempre incentivar e valorizar os servidores, os quais possuem um importante papel para o avanço do município. “Essas pessoas que tiveram o seus direitos garantidos são fundamentais para que consigamos equacionar os problemas sociais. Atualmente atendemos cerca de 31 mil pessoas através do Cadastramento Único, o qual envolve bolsa família e outros Programas. Então são esses servidores que nos ajudam a cumprir e até mesmo ultrapassar nossas metas enquanto município e essa é uma forma de valorizar cada um deles”, destacou o Secretário da SEMAS.
O Secretário de Finanças, Karlan Caldeira, falou sobre o trâmite estabelecido para que houvesse essa inovação para o pagamento do 13º aos servidores do programa do governo federal. “Essa é uma situação específica, pois além dos contratados pela folha de pagamento da SEMAS existe a questão dos Programas Sociais no âmbito federal, e sabendo disso aumentamos o repasse (contrapartida), o que possibilitou a realização do pagamento do décimo terceiro salário de todos os servidores, sendo que antes só os cargos técnicos recebiam esse valor. Temos aí mais uma inovação positiva do Governo Municipal”, finalizou o Secretário de Finanças.

Por Nathalia Lann-Ascom.
Fotos: Wanderely Souza -Ascom.