Prefeitura e câmara municipal de castanhal discutem limites territoriais dos bairros de castanhal

3713

Na manhã desta quarta-feira, 16, foi apresentado o projeto de criação dos bairros elaborado pela Prefeitura de Castanhal, a partir da definição de suas respectivas áreas, seus limites territoriais, coisa que hoje ainda é bastante conflitante.

A situação chegou a provocar denúncia dos Correios ao Ministério Público por conta da falta de definição dessas limitações territoriais de cada bairro.

O encontro ocorreu no gabinete da presidência da Câmara. Esse trabalho de definição territorial dos bairros, que irá, por exemplo, indicar os valores corretos de cobrança de impostos como o IPTU, iniciou há cerca de um ano e foi responsabilidade das Secretarias Municipais de Planejamento e Gestão, Finanças e Habitação.

Hoje em Castanhal muitos bairros existem apenas pela sua nomenclatura, sem que haja algo concreto, tecnicamente, que indique onde começa uma área e inicia o outra.

Com a participação de vereadores, secretários e outras pessoas interessadas no assunto, o encontro provocou muito debate em relação aos limites de cada um dos bairros nascidos através de decretos e leis municipais que remontam meados da década de 70. Além de muitas sugestões e indicações de mudança de nomes já conhecidos desses logradouros.

Todos entenderam da importância do trabalho técnico apresentado pela equipe responsável pelo levantamento dos dados , à frente o experiente Nazareno Azevedo, que durante 45 anos trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Agora Castanhal enfim, poderá ter definido os limites dos 28 bairros espalhados pela sua área urbana. O projeto será colocado em pauta para aprovação no plenário da Câmara Municipal de Castanhal, permitindo que a poder executivo possa definir os limites de cada um desses seus núcleos populacionais.

Fonte: ASCOM-PMC.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.